As universidades federal e estadual de Santa Catarina – UFSC e Udesc – são velhas conhecidas dos estudantes, mas nem todos sabem que a poucos quilômetros delas há outras duas faculdades públicas e que oferecem cursos gratuitos de graduação e pós-graduação. Na Grande Florianópolis funcionam, desde 2005, o Centro Universitário Municipal de São José (USJ) e a Faculdade Municipal de Palhoça (FMP).

Continua depois da publicidade

::: Leia mais notícias de vestibular

Ambos surgiram para atender à demanda de profissionais nas cidades e contribuir com o desenvolvimento da região. Atualmente, o USJ tem 1,1 mil alunos em cinco cursos de graduação e outros 100 nos cursos lato sensu de pós-graduação, abertos em 2010.

O USJ ainda está em busca de uma sede própria. No momento, usa as instalações do Colégio Maria Luiza de Melo, no bairro Kobrasol.

Continua depois da publicidade

– A universidade e a prefeitura têm o compromisso de encontrar uma sede. Enquanto isso, as instalações do colégio estão sendo reformadas – afirma a reitora, Elisiani Noronha.

A universidade fará um estudo para identificar as demandas locais e prevê abrir novos cursos, com prioridade para os tecnólogos.

Universidades receberam avaliação positiva do MEC

A abertura do USJ tornou possível para Jaqueline Batista cursar a graduação em uma universidade pública. A estudante de Administração tentou várias vezes uma vaga na UFSC e na Udesc, mas não foi aprovada no vestibular.

Continua depois da publicidade

Em 2010, ela ingressou no USJ a partir da reserva de 70% das vagas destinadas a egressos da rede pública de São José. O centro universitário também é mais próximo de sua residência.

Jaqueline gosta das aulas e da exigência do curso e destaca que o empenho dos professores compensa a falta de infraestrutura da instituição.

– O curso é bem reconhecido e os professores se dedicam bastante – diz.

Em 2012, o USJ foi avaliado com conceito 4 do Índice Geral de Cursos (IGC), indicador usado pelo Ministério da Educação (MEC) para avaliar as instituições de ensino superior e cuja escala vai de 1 a 5. Avaliação menor do que 3 é considerada insatisfatória.

Continua depois da publicidade

A Faculdade Municipal de Palhoça, que foi avaliada com conceito 3, funciona em um prédio próprio, no bairro Ponte do Imaruim. Abriga 1.349 alunos na graduação e 550 nos sete cursos de pós-graduação.

O diretor Perci de Freitas afirma que há um projeto para abrir um curso de Aquicultura com foco em maricultura, forte da região, e outro para um curso de Análise de Sistemas de Informação.

Os egressos do ensino público de Palhoça também são prioridade na instituição: 80% das vagas são destinadas aos munícipes. As remanescentes podem ser ocupadas por qualquer estudante.

Continua depois da publicidade

Reforço ao desenvolvimento da região

O Centro Universitário de São José é o primeiro desta categoria municipal e público do Brasil. Ele integra o Sistema Associação Catarinense das Fundações Educacionais (Acafe), que reúne outras 16 universidades chamadas comunitárias.

Criadas a partir de leis municipais há mais de 40 anos e por iniciativa das comunidades, essas universidades atendem à demanda local por ensino superior não suprida pelas universidades federal e estadual concentradas na Capital.

As universidades comunitárias estão constituídas na forma de associação ou fundação e apesar de cobrarem mensalidade, não têm fins lucrativos. Os recursos arrecadados são revertidos para a manutenção e melhoria das universidades. A categoria foi regularizada ano passado, com a Lei 12.881, de 12 de novembro de 2013.

Continua depois da publicidade

O secretário executivo da Acafe, Paulo Ivo Koehntopp, explica que as universidades comunitárias e municipais contribuem para o desenvolvimento regional, pois os cursos e bolsas são oferecidos em conjunto com a comunidade e de acordo com as necessidades locais. Além disso, é uma vantagem para os moradores:

– O aluno não precisa mais se deslocar, sair da sua cidade para fazer um curso superior, diz.

As universidades comunitárias estão de 52 municípios do Estado e atendem 158 mil alunos.

Conheça as instituições

CENTRO UNIVERSITÁRIO MUNICIPAL DE SÃO JOSÉ (USJ)

Índice Geral de Cursos: Nota 4

Graduação: Administração, Ciências Contábeis, Ciências da Religião, Pedagogia, Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas (novo), Processos Gerenciais (tecnólogo)

Vagas: 40 em cada curso por semestre, sendo 70% a munícipes

Pós-graduação lato sensu: Docência em Educação Infantil e Docência em Anos Iniciais

Vagas: 50 em cada, sendo 10 para egressos do USJ

Gratuito

Vestibular: Sistema Acafe – inscrições até até 19 de outubro e prova dia 23 de novembro

FACULDADE MUNICIPAL DE PALHOÇA (FMP)

Índice Geral de Cursos: Nota 3

Graduação: Administração, Pedagogia, Gestão de Turismo (tecnólogo), com opções matutino e noturno

Vagas: 100 em cada curso por ano

Pós-graduação lato sensu: Alfabetização e Letramento, Gestão Escolar, Gestão Empresarial, Gestão Pública, Gestão de Pessoas, Responsabilidade Social com Gestão de Projetos, PsicopedagogiaVagas: 250 ao todo. O próximo processo seletivo será em 2016

Continua depois da publicidade

Gratuita

Vestibular: ainda não tem data, porque depende de licitação. Deve ocorrer entre dezembro e fevereiro