As instituições interessadas em oferecer o primeiro curso de medicina em Jaraguá do Sul já podem apresentar críticas e sugestões ao edital que autorizará o funcionamento do curso em 39 cidades brasileiras – Jaraguá é o único município catarinense na lista das regiões contempladas pelo Ministério da Educação para receber um novo curso de medicina.
Continua depois da publicidade
A consulta pública foi disponibilizada ontem pelo MEC. O Centro Universitário Católica de Santa Catarina e a Faculdade Jangada já manifestaram interesse em oferecer o curso inédito na cidade.
Se forem aprovadas, as instituições terão de investir no aparelhamento de salas de aula e laboratórios, por exemplo. Como o edital prevê uma série de etapas após a publicação, a expectativa é de que a cidade conte com o curso de medicina somente a partir de 2016, em caso de aprovação.
No mês de março, a comissão de avaliadores do ensino médico do MEC esteve em Jaraguá do Sul para avaliar os dois hospitais da cidade e os postos de saúde dos bairros Santa Luzia, Amizade e Czerniewicz. A visita fez parte do processo que garantiu a contemplação da cidade como candidata a receber o curso.
Continua depois da publicidade
Antes de definir as 39 cidades aptas a contar com o ensino da medicina, o MEC recebeu a inscrição de 205 municípios.