Ansiedade é a palavra que resume quem está prestes a fazer o vestibular. Mas, antes das provas, é preciso garantir a inscrição e, claro, estudar muito. Para ajudar a focar no estudo e conseguir boa classificação, principalmente nas universidades mais concorridas, os professores dão dicas preciosas.

Continua depois da publicidade

– Para os alunos preocupados com cálculos, não basta saber aplicar a fórmula -, revela o professor de física Wagner Rocha Saran, e explica que é preciso saber interpretar o problema, pois as provas estão exigindo conhecimento teórico.

A professora de redação Schirley Asano aposta no conhecimento que o aluno adquiriu ao longo da vida e o poder de argumentação. Nos casos em que muitos candidatos gabaritam as provas, a aposta dos corretores está na redação.

E é exatamente por isso que as alunas Letícia Perdoncini e Gabriela Consolaro, com 18 anos, estão fazendo aulas extraclasse. Elas querem entrar para o curso de direito das universidades Estadual do Rio de Janeiro e Federal de Santa Catarina, respectivamente. Com relação às demais matérias, as candidatas parecem tranquilas. O que preocupa mesmo é o momento de colocar a ideia no papel.

Continua depois da publicidade

– A maior preocupação é o fator surpresa da redação -, avalia Letícia.

Na área de ciências biológicas, o professor Denis Kerber aposta em macetes que enxugam uma definição teórica e, por consequência, ajudam a recordar mais facilmente. Até música é criada pelo professor, que tem por objetivo ajudar os alunos a conquistarem a tão sonhada vaga no ensino superior.

– Depende muito do aluno. Ele precisa adquirir o hábito de estudar -, avalia Saran.

O melhor local para isso, diz o professor, é a escola. No ambiente escolar, o candidato não corre o risco de se distrair com música ou parafernália tecnológica, e os professores estão à disposição para tirar dúvidas.

LEIA MAIS: Algumas instituições da cidade