O primeiro gramado no qual a bola vai rolar na Copa das Confederações, em junho, e que receberá sete jogos da Copa do Mundo de 2014, está concluído. O centro do Estádio Nacional Mané Garrincha de Brasília (DF) ficou verde em apenas três dias, o tempo utilizado para estender os rolos de grama de 1,2m por 15m – 60 operários trabalharam no processo. O tapete foi cultivado em fazenda no município de Neópolis, em Sergipe, e transportado ao Distrito Federal por 18 carretas refrigeradas.
Continua depois da publicidade
Os 45 dias que faltam para o jogo de abertura da Copa das Confederações, entre Brasil e Japão, segundo os organizadores, serão suficientes para garantir a qualidade do campo. Nos próximos dias, o gramado passará por fase intensa de adubação e irrigação para a fixação das raízes e o crescimento das folhas. A grama é da espécie bermuda celebration, a mesma cultivada no Estádio Camp Nou, do Barcelona.
– Todo o processo foi realizado sobre uma área totalmente nivelada, com toda drenagem, solo compactado e irrigação prontos. Agora, teremos mais de 15 dias entre a aplicação e a utilização da grama – explicou o secretário extraordinário da Copa do DF, Claudio Monteiro.
A final do Candangão, como é chamado o Campeonato Brasiliense, será o primeiro evento-teste da arena, no dia 18 de maio. O Mané Garrincha também receberá Santos x Flamengo, em 26 de maio, jogo válido pela primeira rodada do Campeonato Brasileiro.
As goleiras devem ser instaladas na próxima semana. Antes, serão realizados testes nos placares, de som, e da iluminação.
Continua depois da publicidade