A principal via que liga os bairros da Zona Leste ao Centro de Joinville passará por interdições parciais nos próximos meses. Os bloqueios acontecem para a instalação de rede coletora de esgoto no Boa Vista. Nesta manhã, as máquinas iniciavam as escavações no trecho entre as ruas Emílio Petry e Violetas.

Continua depois da publicidade

Por volta das 11h30 desta quarta-feira (30), o movimento era intenso na via, gerando lentidão até o trevo com a rua Conselheiro Lafayete. Para diminuir o impacto provocado aos moradores e motoristas, a obra será realizada por etapas.

— Hoje começamos a etapa da rua Albano Schmidt. A Companhia começou este contrato (de implantação da rede) em dezembro do ano passado. A obra completa vai das proximidades do Tênis Clube até a rua das Violetas — explica Vinicius Voltolini, coordenador de projetos de expansão da Companhia Águas de Joinville.

Vera Lúcia dos Santos trabalha em uma loja em frente ao local da obra e também é moradora do bairro. A vendedora acredita que a obra trará bastante transtorno, principalmente para o fluxo de trânsito. Entretanto para qualquer melhoria estrutural, ela diz que é necessário “incomodar”.

— Toda melhoria é bem vinda e com ela vem um pouco de transtorno. Nós sofremos agora, mas depois tudo fica bem melhor – analisa.

Continua depois da publicidade

Esta primeira fase irá demorar cerca de quatro meses para ser concluída, com previsão de conclusão em maio. O investimento desta etapa é de R$ 13,9 milhões. Ainda que o prazo pareça extenso para um trecho pequeno, ele foi estipulado porque na rua Albano Schmidt a rede a ser instalada é mais profunda, com cerca de quatro metros, necessitando mais tempo de obra.

— Temos que executar uma rede profunda primeiro, que vai receber todo o esgoto do bairro, e depois as laterais que tem menos impacto. As mais profundas exigem mais cuidado, até pela segurança dos trabalhadores — afirma.

Etapa deve ser concluída em maio

A rua Albano Schmidt é uma das vias mais movimentadas da região Leste. Para desafogar o trânsito durante período da obra, não estão descartadas alterações no trânsito em outras vias além dos bloqueios parciais. Caso exista a necessidade, como, por exemplo, a rua Prefeito Helmuth Fallgatter pode ser transformada em mão-dupla para agilizar o trânsito.

Depois de concluída esta primeira etapa, iniciam os trabalhos para na rua Prefeito Helmut Fallgatter e laterais, com cronograma de início para 13 de maio, e depois na rua Aubê. A obra completa deve ser concluída em 2020, conforme Voltolini, e abrange cerca de 19 mil metros de rede, beneficiando cinco mil moradores do bairro Boa Vista. O investimento da obra totalizada é de R$ 35 milhões.

Continua depois da publicidade

Apesar dos transtornos ocasionados na vida dos moradores e motoristas, o coordenador da Companhia explica que a implantação é etapa essencial para o tratamento e destinação correto do esgoto joinvilense. De acordo com Voltolini, o bairro não conta com nenhum tipo de tratamento e o esgoto acaba sendo despejado nos rios da região.

— É a primeira obra no bairro para a destinação correta dos materiais gerados. Vai ter impacto durante a execução, mas depois o ganho para a população é bem maior – ressalta.

Motoristas devem buscar rotas alternativas

A Águas de Joinville orienta os moradores e motoristas que busquem caminhos alternativos neste período. Além da implantação da tubulação subterrânea, a instalação da coletora ainda prevê a instalação de duas estações elevatórias que bombeiam o esgoto para a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) de Jarivatuba.

Voltolini ainda orienta que a comunidade do bairro Boa Vista deve fazer a ligação entre as casas e a nova rede somente após o termino total da obra. Após a conclusão, técnicos da Companhia irão passar nas casas para orientar os moradores sobre as ligações.

Continua depois da publicidade