O Instagram poderá vender as fotos publicadas no serviço sem pagamento ou notificação ao usuário, conforme mudanças nos termos de uso anunciadas pela companhia nesta segunda-feira. A nova política do Instagram entrará em vigor em 16 de janeiro.

Continua depois da publicidade

As novas regras afirmam que ao usar o Instagram, o usuário automaticamente cede os direitos de todas as suas imagens postadas. A empresa pode usar as fotos em anúncios publicitários e comerciais em qualquer lugar do mundo e, inclusive, pode transferir os direitos para terceiros.

O Instagram também diz que pode usar todas as suas ações e nome de usuário para os mesmos fins. Se a pessoa cadastrada for menor de 18 anos, a rede informa que está automaticamente entendido que algum pai ou responsável autorizou o uso das imagens.

As mudanças acompanham o anúncio da semana passada, quando o Facebook, que comprou o Instagram em abril deste ano por US$ 1 bilhão, modificou os próprios termos de uso com o objetivo de ter mais acesso às informações pessoais dos cadastrados na rede social.

A assessoria do Facebook no Brasil, que também representa o Instagram, divulgou a nota abaixo:

Continua depois da publicidade

“Podemos dizer ainda que a política atualizada ajudará o Instagram a funcionar mais facilmente como parte do Facebook, já que torna possível o compartilhamento de informações entre os dois grupos. Isso permitirá ainda uma reação mais efetiva contra spam e possibilita a detecção de problemas de sistema e de confiabilidade mais facilmente. Os termos de serviço atualizados também permitirão proteger os usuários e prevenir spam, à medida que o serviço cresce.”