O Instagram, aplicativo de tratamento de compartilhamento de imagens por celular, chegou à plataforma Android há apenas uma semana e já registra 5 milhões de downloads. A lista de espera era grande, com mais de 400 mil inscritos. Até então, o app era exclusivo para usuários de iOS, o sistema operacional da Apple. O sucesso pode ter sido impulsionado pela repercussão da notícia da aquisição do Instagram pelo Facebook por US$ 1 bilhão, anunciada na segunda-feira.

Continua depois da publicidade

Amado por seus adeptos, o aplicativo nunca foi unanimidade. Como as imagens que passam por ele geralmente recebem filtros que alteram a cor e o foco, e podem ser compartilhadas em outras redes sociais como Facebook e Twitter, a disseminação de fotografias tratadas já irritava uma parte dos usuários destes outros sites.

A chegada ao Android acirrou a discussão: a expressão orkutização voltou a ser usada para reclamar da popularização da rede social fotos, a exemplo do que já foi ouvido sobre o próprio Orkut, Twitter e Facebook. Reclamação boba, diga-se de passagem, já que a regra é, e sempre será, seguir o que se gosta.

Essa é a principal dica do criador do tumblr sátira Pobregram, George Macêdo:

– Me incomodava um pouco a ostentação dos usuários do aplicativo. A sátira surgiu dessa inquietação. A regra válida é: siga ou adicione quem você quiser – diz George.

Continua depois da publicidade

Para o fotógrafo Danilo Siqueira, que usa o Instagram como um desafio de boas imagens feitas com o celular, o caminho para ter fotos curtidas no aplicativo é ser criativo.

– Não importa se é autorretrato, paisagem, foto de gato ou prato de comida. Desde que a foto seja boa e criativa está valendo e vai fazer sucesso. Agora se essas mesmas fotos forem banais, daquelas que a pessoa tira só pra mostrar o que está fazendo, não vejo graça – diz Danilo.

Também fotógrafo ativo no Instagram, Raul Krebs usa a rede para retratar o seu dia a dia de profissional.

– Uso um pouco como um diário dos trabalhos que estou fazendo, mas a maioria das pessoas e lugares retrato com enquadramentos que mostram só um pedaço, detalhes – explica Raul.

Continua depois da publicidade

A dica de Raul é cuidar o enquadramento da foto. Fotos mais bonitas, mais do que fotos de animais de estimação e crianças, podem fazer bastante sucesso.

Para seguir e se inspirar no Instagram:

Danilo é “@letsvamos” e indica seguir Alexandre Urch “@aurch”

– Ele está até ganhando prêmios com fotos de celular

Raul Krebs é “@raulkrebs” e indica seguir “@komeda”

– É um coreano que faz fotos de paisagens muito bonitas