Nesta quarta-feira (5), o Instagram lançou oficialmente o Threads, uma rede social criada para competir e rivalizar com o Twitter, que anunciou há alguns dias um limite temporário para leitura de posts, causando polêmica entre os usuários. A previsão era de o Threads fosse liberado apenas na quinta-feira (6), às 11h, mas o Instagram decidiu adiantar seu lançamento para esta quarta, às 20h.

Continua depois da publicidade

Receba notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp

Anunciada como um espaço de “atualizações em tempo real e conversas públicas”, a nova rede se parece muito com plataformas como Twitter, Bluesky e Mastodon.

Disponível para Android e iPhone (iOS), o aplicativo vai aproveitar o alcance do irmão Instagram para crescer. No Threads, os usuários poderão fazer login e encontrar amigos por meio de suas contas no Instagram, que tem mais de 2 bilhões de usuários.

Mapa mostra a população da sua cidade em SC

Continua depois da publicidade

Além disso, quem tiver as duas contas conectadas vai mostrar na bio do Instagram o número de sua inscrição no novo app. Mark Zuckerberg, por exemplo, foi o 1º a entrar no Threads.

Zuckerberg é o primeiro a usar a plataforma (Foto: Reprodução)

O Threads suporta posts com até 500 caracteres, além de links, fotos e vídeos de até 5 minutos. Também é possível curtir, comentar e compartilhar o que outras pessoas publicaram. Além disso, diferentemente do Twitter, o aplicativo não tem área de trending topics, que mostra assuntos mais comentados na rede. Segundo a nova rede social, esse recurso será lançado no futuro.

Dengue mantém patamar alto mesmo no inverno e ultrapassa 80 mil casos em SC

Os usuários do Threads decidem quem pode responder aos seus posts, se qualquer um, quem apenas está seguindo ou apenas as contas citadas. A rede também tem recursos de segurança, como o filtro que oculta termos específicos em comentários. Os usuários que você bloqueou no Instagram também são bloqueados automaticamente no novo aplicativo.

A equipe do Instagram afirmou recentemente que está trabalhando para tornar o Threads compatível com redes sociais abertas. Assim, mesmo quem não tiver o aplicativo instalado poderá seguir e interagir com pessoas que estão na rede social.

Continua depois da publicidade

Mega da Virada 2023: valor do prêmio e início das apostas

Lançamento após mudanças no Twitter

O proprietário do Twitter, Elon Musk, anunciou no último sábado (1º) que a rede social teria um limite temporário para leitura de posts. Com a mudança, usuários não verificados podem ler, no máximo, 1.000 tuítes por dia.

Nova pista de skate em Florianópolis recebe etapa do Circuito Brasileiro no fim de semana

Para ter direito a ler 10.000 posts diariamente, o maior limite definido pela empresa, é preciso ter contas verificadas por sua relevância ou por assinar o Twitter Blue, versão paga da rede social que custa R$ 42 por mês.

Como instalar o Threads

Para baixar o aplicativo em celulares Android, basta abrir a Google Play Store no celular e buscar por “Threads, an Instagram app” na barra de busca, ou acessar esse link. Após essa etapa, clique no botão “instalar”, localizado no canto superior direito, e ele estará pronto para navegação.

Inteligência Artificial gera imagem de “mulher mais bonita” em 100 países; veja brasileira

No caso de Iphones, que usam o sistema IOS, é preciso acessar a App Store e seguir os mesmos passos, ou instalar acessando esse link.

Continua depois da publicidade

Leia também

Quinta-feira terá predomínio de sol em SC, diz Epagri/Ciram

Processo de jogador do Palmeiras a construtora em BC é destaque do podcast SC em 5 minutos

Deep nudes: o que são e por que viraram novas ameaças digitais?