Avisos de “os posts não estão sendo carregados” e “ocorreu um erro” e “tente recarregar a página” foram os primeiros sinais de que o bloqueio do X (antigo Twitter) aos usuários feito pelas operadoras à 0h deste sábado (31).
Continua depois da publicidade
Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp
Na última sexta-feira (30), o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou a suspensão imediata da rede social no Brasil.
Da criação do Twitter ao bloqueio do X no Brasil
Por ordem do magistrado, a Agência Brasileira de Telecomunicações (Anatel) notificou os mais de 20 mil provedores de internet para a interrupção das atividades da plataforma.
Continua depois da publicidade
A instabilidade no X foi relatada por usuários em outras plataformas, como Instagram e Facebook.
“Meu Twitter [agora X] morreu. Descanse em paz”, disse uma internauta em uma publicação no Facebook. “Não consigo mais acessar o X. A timeline não carrega”, escreveu outra, dessa vez em uma publicação no Instagram.
Bloqueio do X no Brasil
Recentemente, o X entrou em confronto com a Justiça brasileira, que culminou em uma ordem do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), exigindo que Musk indicasse um novo representante legal no Brasil.
A ordem foi emitida nesta quarta-feira (28) após a rede social ser acusada de facilitar atividades ilegais, como obstrução à Justiça e incitação ao crime. Musk, em resposta, desafiou a decisão, acusando o ministro de exigir a violação das leis brasileiras.
Nesta sexta-feira (30), Moraes determinou a suspensão do X em até 24 horas, a partir desta sexta-feira (30). A Agência Nacional de Telecomunicações (Anetel) também foi notificada e a decisão deve ser repassada às mais de 20 mil prestadoras de internet no país, para iniciarem o processo de suspensão.
Continua depois da publicidade
Mais informações no Metrópoles, parceiro do NSC Total.
Leia também
Amapá vence Miss Brasil Terra e defenderá país em disputa internacional; SC ganha prêmio
VÍDEO: Gambá fazendo “acrobacias” em fios de internet chama atenção de moradores em SC
Família revela angústia após três meses sem saber por que avião caiu em SC: “Choro dia e noite”