As agências do INSS em Florianópolis e São José vão contar a partir desta terça-feira (28) com uma alternativa para a entrega de documentos necessários para concluir processos. Como as unidades de atendimento estão fechadas por causa da pandemia do novo coronavírus, as pessoas com dificuldade para anexar documentos no site Meu INSS ou no aplicativo para celulares poderão entregar cópia dos documentos em uma urna colocada em frente às agências.
Continua depois da publicidade
O formato foi batizado pelo INSS de Exigência Expressa e lembra o sistema de drive thru usado em outras atividades econômicas durante a pandemia do novo coronavírus. A alternativa surgiu há cerca de 20 dias em São Paulo e já foi adotado em agências do INSS em Joinville, Xanxerê, Canoinhas e São Bento do Sul.
A medida não se aplica aos pedidos de antecipação do auxílio-doença. Nesse caso, os documentos só podem ser anexados pelo Meu INSS.
Nas duas agências da Grande Florianópolis, a urna ficará disponível de segunda a sexta-feira, das 7h às 13h, bem na porta do prédio, pelo lado de fora. A entrega da exigência pela urna ocorrerá sem qualquer contato físico. O cidadão não receberá protocolo ou recibo de entrega das cópias dos documentos e também não serão fornecidas informações ou orientações. O andamento do processo deverá ser acompanhado pelo Meu INSS ou pelo telefone 135.
Instruções para quem entregar as documentações
Além de cópia da documentação solicitada na exigência, o segurado precisa colocar dentro do envelope a cópia de um documento de identidade com foto (RG ou Carteira de Habilitação) e uma declaração de próprio punho assinada, na qual ele se responsabiliza pela autenticidade e veracidade das informações prestadas. As cópias devem estar legíveis e sem rasuras. Elas não precisam ser autenticadas, com exceção dos casos de pedido de procuração para recebimento de benefício
Continua depois da publicidade
> Você tem Direito: Meu INSS, aplicativo traz benefícios ao segurado da Previdência Social
Do lado de fora do envelope, é necessário escrever o nome completo do segurado, CPF do segurado, endereço completo com CEP, número do telefone com o DDD ou telefone para recado com o nome de quem o receberá, endereço de e-mail caso haja e data em que o envelope está sendo deixado na agência.
O INSS reforça que não aceitará os documentos originais, mas somente as cópias, e que as vias entregues nas urnas serão destruídas após serem escaneadas e inseridas no sistema. As exigências são solicitadas quando a pessoa solicita um benefício como aposentadoria ou outro serviço, mas durante a análise é verificada a necessidade de documentação adicional para concluir o processo. A lista de exigências pendentes pode ser verificada pelo telefone 135, pelo site Meu INSS ou pelo telefone de plantão das agências.
* Com informações da assessoria de imprensa do INSS