Um agricultor de 61 anos, de Itapiranga, Extremo-Oeste do Estado, que perdeu o braço e teve o benefício por incapacidade cancelado duas vezes vai receber R$ 10 mil de indenização por danos morais do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), segundo informações da 4ª Vara da Justiça Federal em Criciúma. A decisão é passível de recurso.

Continua depois da publicidade

Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp

A aposentadoria por invalidez havia sido concedida ao trabalhador em 2013, de acordo com a juíza Camila Lapolli de Moraes. Mesmo assim, a autarquia cancelou o benefício em 2018 e 2020. De janeiro de 2021 a outubro de 2022, o trabalhador chegou a ficar sem recurso algum.

Acidente com quatro veículos interdita rodovia e vítima fica presa a ferragens no Oeste de SC

A decisão judicial restabeleceu o pagamento. A sentença foi proferida na última quarta-feira (21). Para a juíza, houve abuso por parte do INSS.

Continua depois da publicidade

Para conseguir o restabelecimento do pagamento, o agricultou teve que entrar com duas ações judiciais contra o órgão previdenciário, em 2019 e 2021. Durante os processos judiciais, as perícias confirmaram incapacidade total para o trabalho, uma vez que, além do membro superior amputado, o trabalhador possui outros problemas de saúde.

*Sob supervisão de Andréa da Luz

Leia também

Frio congela para-brisa de ônibus e resulta em tombamento com trabalhadores em SC

Cerca de 2,5 milhões de carros no Brasil estão com defeito no airbag; saiba como checar