A agência do INSS de Blumenau não reabrirá na próxima segunda-feira (14), diferente de outras 650 unidades espalhadas pelo país. A informação é da subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de Blumenau. O Instituto Nacional do Seguro Social suspendeu as atividades presenciais por conta da pandemia do coronavírus.
Continua depois da publicidade
> Quer receber as notícias de Blumenau e região via Whatsapp? Clique aqui e entre no grupo do Santa.
Nesta sexta-feira (11), o governo federal publicou a portaria que estabelece as medidas de prevenção à Covid-19 que as agências terão de adotar no retorno presencial.
Porém, neste primeiro momento, as agências sob a coordenação da Gerência Executiva do INSS de Blumenau (Blumenau, Pomerode, Ibirama, Rio do Sul, Indaial, Timbó, Itajaí, Penha e Balneário Camboriú) permanecerão fechadas, assim como diversas outras. No total há 1,5 mil unidades em todo o território nacional.
> Ônibus de Blumenau terão mais horários durante a semana e voltarão a circular aos sábados
Continua depois da publicidade
Para chegar nas 650 agências, o governo considerou critérios como perfil do quadro de servidores, volume de atendimentos, espaço físico e equipamentos de proteção individual e coletiva.
As que retornam na segunda-feira atenderão das 7h às 13h com agendamento pelo Meu INSS ou pelo telefone 135. O serviço voltará gradativamente. Enquanto isso, o atendimento remoto pelos canais oficiais continua sendo a opção para quem precisa do Instituto.
A reportagem tentou confirmar com o INSS a informação repassada pela OAB, mas não conseguiu contato até o fechamento deste texto.