Foi ao ver o pai tocando violão e cantando em casa que o ainda pequeno Gustavo Bardim, aos sete anos, insistiu para começar, ele mesmo, a tocar o instrumento e seguir uma trajetória na área musical. Aos 14 anos, Bardim já tem uma carreira consolidada: em 2021, foi o vencedor do The Voice Kids com o apoio do cantor Michel Teló. Nos últimos dias, viu o videoclipe da sua música ‘Ladeira Acima”, junto do cantor Felipe Araújo, ultrapassar 1 milhão de visualizações no Youtube. O pai, Júlio César Bardim, sempre foi o maior incentivador.
Continua depois da publicidade
Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp
Foi aos 11 anos de idade que Gustavo Bardim emocionou o Brasil inteiro no The Voice Kids, quando foi escolhido vencedor da sexta edição do programa. Na época, foi chamado de mini Teló, tamanho seu talento para a música sertaneja e mesmo brasileira.
3 receitas incríveis de costela para o Dia dos Pais
O sucesso só foi possível porque, nos bastidores, outra pessoa batalhou para garantir um ambiente tranquilo para a criança se desenvolver na música e perseguir este sonho: o pai, Júlio César, de 42 anos. A mãe, Juliana Ristau Bardim, 39, e o irmão caçula, Murilo Bardim, também estavam lá.
Continua depois da publicidade
Moradores de Guaramirim, no Norte de Santa Catarina, a família apostou na vontade de Gustavo em ser músico.
— O Gustavo iniciou suas aulas de violão me vendo cantando e tocando em casa. Inclusive, começamos juntos a fazer aula de violão, no mesmo horário e com o mesmo professor. A música fortaleceu nossos laços — contou Júlio.
Catarinense Gustavo Bardim é campeão do The Voice Kids 2021
O Guga, no entanto, era extremamente tímido, mesmo com sua veia artística.
— A gente incentivava ele, mas a timidez não deixava ele aceitar. Nunca forçamos ele a nada, mas foi após uma participação no Femusckinho, um projeto musical para crianças do Festival de Música de Santa Catarina (Femusc), que ele mesmo voltou para casa pedindo para o inscrevermos no The Voice Kids. Claro que não perdemos tempo — brincou o pai.
Pai deixou o emprego para cuidar da carreira do filho
Gustavo continuou sua trajetória na música após a vitória, tanto que possui contrato com a gravadora Universal Music e no último mês lançou um novo EP com três músicas: ‘Despertar’, ‘Quem te Perguntou’ e ‘Coração Despedaçado’, que estão disponíveis em todas as plataformas.
Continua depois da publicidade
Mas desde a aparição no programa global, a rotina de Gustavo ficou intensa e a família precisou tomar algumas decisões.
— Chegou um momento que a demanda de atividades era muito grande, e queríamos que a carreira dele tivesse continuidade. Pensamos e conversamos muito em família, até tomarmos a decisão que um dos pais teria que se dedicar exclusivamente para a carreira do Gustavo, até para que ele ficasse o mais tranquilo possível nas suas atividades normais da sua idade, além da música — explicou Julio.
Foi então que o pai, engenheiro de produção com 21 anos de casa, saiu do emprego em uma multinacional de Jaraguá do Sul para se dedicar à carreira musical do filho.
— Essa mudança foi cheia de novidades e exigiu muito estudo e resiliência. Mas foi maravilhoso poder acompanhar esse período de perto e ter a certeza de que tinha tomado a decisão certa. Fortalecemos muito o vínculo de pai e filho. Tanto com o Gustavo, quanto com o Murilo, pois estava mais por perto da família como um todo — completou.
Continua depois da publicidade
Inclusive, as aulas de violão em família continuaram. Gustavo Bardim também faz aulas de instrumento e de canção na SCAR – Centro Cultural, como treino e qualificação para suas apresentações país afora.
Atualmente, a mãe cuida de uma facção têxtil da família e, com a rotina garantida, o pai pôde voltar a trabalhar na sua área neste ano, além de empresariar a carreira de Gustavo.
Força-tarefa para divulgação
E é a família a maior incentivadora da carreira: o pai ajuda a espalhar as músicas do adolescente para amigos e divulgar nas rádios do Estado. O irmão Murilo, inclusive, faz uma força-tarefa para divulgar o som entre amigos e professores na escola.
Apesar de continuar morando no Vale do Itapocu e ter sua carreira mais consolidada na região, Gustavo é um artista nacional convidado para se apresentar em cidades de vários estados e participou de programas como o Altas Horas.
Mas um dos momentos mais emocionantes foi uma apresentação realizada em Jaraguá do Sul, em 2023, no aniversário do município, junto do cantor Michel Teló, o seu mentor no The Voice Kids. O público compareceu e cerca de 30 mil pessoas prestigiaram o evento, que ficou marcado na carreira do jovem e da família.
Continua depois da publicidade
— Nos dias de shows a família está sempre junto com o Gustavo. Cada um tem uma função dentro do show dele, desde entregar camisetas, receber convidados, ajustar equipamentos com a equipe, e isso ajuda para que possamos estar próximos. E nas viagens, sempre o acompanho — conta Júlio.
— O Gustavo está em um momento especial da vida dele, nessa transição de adolescência, com muitas descobertas. E na música ele está em um momento semelhante. Ainda segue de uma forma mais leve, mas aos poucos ele se mostra mais e mais interessado em seguir essa carreira para a vida dele. Ele está começando a compor e logo o devemos ver o colocando ainda mais a sua identidade e o seu jeitinho próprio nas suas canções — complementou a mãe.
E a família continuará junto nos próximos passos.
Veja fotos do vendedor do The Voice Kids e seu pai
Leia mais
Vencedor do The Voice Kids, Gustavo Bardim, lança primeira música nesta sexta