Um dos méritos de Glee é ter mostrado que musicais podem ser uma fórmula rentável para as emissoras de tevê. O sucesso da série juvenil inspirou até um dos maiores nomes do show business atual a mergulhar nesse mundo.

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Steven Spielberg assina a produção de Smash, seriado que mira em um público mais velho que o do concorrente em busca do glamouroso e sedutor universo da Broadway.

Smash estreou nos Estados Unidos em fevereiro e veio cercado de expectativas. O burburinho foi tanto que a estreia da atração do Brasil – prevista para 28 de março no Universal Channel – é aguardada com ansiedade. Além do diretor de E.T e Jurassic Park, o elenco da série conta com nomes conhecidos como Debra Messing (Will & Grace), Jack Davenport (Piratas do Caribe) e Katharine McPhee (vencedora do American idol, em 2006).

A trama gira em torno da produção de um musical sobre Marilyn Monroe, a ser escrito e dirigido pela dupla de compositores Julia Houston (Messing) e Tom Levitt (Christian Borle). Em entrevista à New York Magazine, um dos produtores da série Craig Zadan explicou por que ressuscitar a loira.

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– Ela é tão icônica que você pode jogá-la em qualquer situação que a plateia já saberá do que se trata – afirmou.

É na criação desse espetáculo que tudo acontece: conflitos de ego, amores, sexualidade – Levitt é assumidamente gay, em mais uma similaridade com Glee -, disputas por papéis etc. Nesse pano de fundo, todas as personagens, donas de vidas pessoais caóticas, passam a se dedicar única e exclusivamente ao teatro.

As comparações com o juvenil da Fox são constantes, tanto que nos Estados Unidos a série já é chamada de “Glee para adultos”. No entanto, fora o lado musical, as duas produções pouco têm em comum. Em Smash, não se trata de loosers, mas de artistas que buscam aparecer em uma importante produção da Broadway. Os dilemas vividos prometem serem mais maduros, com conflitos de forte carga emocional.

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Em 2009, Spielberg sentou-se à mesa de Bob Greenblatt, executivo da Showtime Networks, e explicou o projeto do seriado. Imediatamente, os dois começaram a trabalhar na concepção do programa. E nesse ponto, um dos maiores aliados dos dois foi o sucesso de Glee. Além dos índices de audiência, a série juvenil mostrou que a associação de música, televisão, turnês e iTunes é extremamente rentável para as emissoras. Assim, a NBC aceitou o desafio e, com a Universal, bancou a ideia.

Projeto comprado, era hora de escalar a equipe e decidir o nome do seriado. Smash é gíria que denomina um sucesso arrasador, em geral usada como smash hit, para indicar uma música que não para de tocar. Para conseguir emplacar isso, foram convocados Theresa Rebeck (Law & Order: Criminal intent) e Craig Zadan (Chicago). As gravações começaram, então, no fim de 2011.

A estreia da série foi precedida por uma ousada campanha de divulgação nos EUA. O programa piloto foi disponibilizado para download pela internet e também exibido em voos da American Airlines, em janeiro. Estima-se que 11,5 milhões de norte-americanos tenham assistido ao episódio.

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