Jennifer Garcia nasceu em Santa Maria (RS), mas descobriu no Litoral Norte catarinense o amor pela natureza. A jovem se criou em Penha, e hoje mora em Itajaí. E foi em um trabalho universitário que a estudante de design de moda conseguiu unir essa paixão ao trabalho.
Continua depois da publicidade
Ela faz joias com insetos, uma técnica inspirada na Entomologia, ciência que estuda os insetos, de onde vem também as coleções científicas de espécimes, chamadas entomológicas. Jennifer explica que o primeiro passo é pegar os insetos, que encontra mortos pelo chão.
– Nunca pego os insetos vivos. Ganho de amigos e família também – conta feliz, mostrando um grilo enorme que a mãe trouxe de Florianópolis.
> Veja como são feitas as peças com insetos
Continua depois da publicidade
Em seguida, a estudante coloca o inseto em uma forma e despeja a resina até tampar o inseto. Depois de duas horas, com uma lixadeira, Jennifer modela a peça no formato desejado. O próximo passo é lixar o material, que passa por polimentos para que a resina, então fosca, fique brilhando. Com essa parte pronta, ela faz a outra parte da joia, que é produzida com latão, cortado e bem polido.
– Eternizo a peça colocando o inseto na resina, material que pode durar por milênios. As peças têm a possibilidades de ser cada vez mais valiosas – define.
Flores
As produções são vendidas em bazares itinerantes pela região e pela internet (facebook.com/jennifergarciadesign).
Continua depois da publicidade
– Compram as peças geralmente pessoas mais excêntricas e que valorizam arte – diz a artista, que também se dedica à produção de moda para se manter.
Feliz com o resultado obtido com os insetos, Jennifer adianta que agora planeja usar a mesma técnica com flores.