Durante todo o feriado de carnaval foram resgistrados longos congestionamentos na BR-101. Nesta terça-feira, no trecho próximo a Laguna, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) registou mais de 15 quilômetros de filas. Os motoristas aproveitaram para escutar música e alguns vendedores tiraram um dinheiro extra. Apesar do lado positivo, a média de velocidade para os carros era de um quilômetro por hora. Em entrevista, Ewaldo Stelvenberger, inspetor da Delegacia Metropolitana da Polícia Rodoviária de Tubarão, fala sobre o trânsito problemático na região durante os feriados e dá sugestões aos viajantes:

Continua depois da publicidade

Diário Catarinense – O que causa estas longas filas antes da ponte?

Ewaldo Stelvenberger – A baixa velocidade dos carros na região do aterro para ver a lagoa e a obra. É o mesmo tanto na vinda quanto no retorno.

DC – Em quantos quilômetros por hora os motoristas passam?

Continua depois da publicidade

Ewaldo – Na média é de 5 a 10 km/h quando deveria ser pelo menos 50. Está assim desde às 11h. À tarde aumentou bastante.

DC – Vai até quando esta fila?

Ewaldo _ Calculo que até a madrugada e que a extensão aumente para 20 km.

DC – O que os motoristas podem fazer para evitar esse estresse todo?

Ewaldo – Evitem pegar a estrada em horário de pico. Peguem caminhos alternativos como em Imbituba pela Pescaria Brava, em Imaruí pela Pescaria Brava e em Laguna pela balsa e Jaguaruna. Sair da estrada principal e ir por estrada de chão.

DC – E se o motorista não quiser arriscar por caminhos alternativos?

Ewaldo – Tem que estar preparado com alimento e com água para ficar quatro horas na fila. De preferência, não venha com crianças ou com pessoas doentes. Só com as pessoas que tenham condições de ficar paradas no trânsito.

Continua depois da publicidade

DC – Para se distrair, muitas pessoas começam a caminhar entre os carros. É seguro?

Ewaldo – Não é recomendado sair. A fila pode andar e a pessoa ser atropelada. Além de correr o risco de ser esquecida ou de ser perder.

DC – Qual horário vai ser mais tranquilo amanhã (hoje)?

Ewaldo – Das 3h às 6h. Se chover, aí fica muito perigoso viajar neste horário.

DC – Qual é a expectativa para amanhã (hoje)?

Ewaldo – A expectativa é de que seja a mesma coisa. O conselho, para quem puder voltar para casa mais tarde, é de que espere para quinta ou sexta-feira.

>> Acompanhe o tráfego na BR-101 no final deste feriado de Carnaval