Os passageiros de um cruzeiro que saiu de Santos há uma semana, precisaram de paciência redobrada para retornar à rotina neste domingo. O desembarque dos passageiros do cruzeiro MSC Armonia, marcado para às 6h30, em São Francisco do Sul, no litoral Norte do Estado, só aconteceu cerca de oito horas mais tarde.

Continua depois da publicidade

O atraso aconteceu devido a uma inspeção da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), depois que a tripulante Fabiana Pasquarelli, 30 anos, morreu, no último dia 17, vítima de uma infecção respiratória aguda provocada pelo vírus Influenza B.

De acordo com o empresário Rodrigo Geara, 35 anos, que mora em Curitiba e desembarcou em São Francisco do Sul na tarde de domingo, o embarque no navio, que aconteceu em Santos no último sábado, 18 de fevereiro, já foi realizado após cerca de cinco horas de atraso devido a uma inspeção realizada pela Anvisa.

– Sei que em todos os portos que o navio atracou foi feita uma vistoria, mas nada foi informado aos passageiros -, conta.

Continua depois da publicidade

A falta de informações acabou gerando confusão entre alguns passageiros, que pediram para desembarcar antes do previsto, mas tiveram o pedido negado.

De acordo com um dos tripulantes, que não quis se identificar, pelo menos outros 20 casos de gripe foram registrados no navio entre tripulantes e passageiros. Segundo ele, o que comenta-se entre os funcionários do navio é que Fabiana teria morrido por um erro médico.

– Outras pessoas que apresentaram os sintomas foram medicadas e passam bem -, conta.

A assessoria de imprensa não soube informar por quanto tempo durou a vistoria, mas, segundo a Anvisa, nada foi encontrado a bordo.

Continua depois da publicidade

O MSC Armonia, que tem capacidade para 2 mil passageiros, passou pela Argentina e pelo Uruguai, devendo seguir para Santos nesta segunda-feira.

Navio será inspecionado novamente

O navio de cruzeiros MSC Armonia será inspecionado pela Anvisa assim que chegar ao Porto de Santos, na manhã desta segunda-feira. A decisão foi tomada após reunião realizada entre as Secretarias Municipal e Estadual de Saúde. Os encontros acontecem desde a semana passada, quando Fabiana Pasquarelli, que trabalhava a bordo da embarcação, foi internada com insuficiência respiratória e morreu.

Em nota, a MSC Cruzeiros afirmou que as inspeções feitas pela Anvisa, bem como por outras agências reguladoras, a bordo dos navios, são rotineiras e integram os procedimentos nacionais e internacionais relativos ao setor.

Continua depois da publicidade

A MSC ainda enfatiza que todas as inspeções realizadas nesta temporada, tanto no Brasil quanto no Uruguai e na Argentina, atestaram que os navios estão em perfeitas condições de saúde, higiene e segurança, conforme regulamentado pela Organização Marítima Internacional (IMO).