O Programa Universidade para Todos (Prouni) está com inscrições abertas para o segundo semestre de 2023 a partir desta terça-feira (27). O prazo de inscrição do processo seletivo se encerra às 23h59min de sexta-feira (30), no horário de Brasília. Os cadastros devem ser feitos exclusivamente pelo Portal Único de Acesso ao Ensino Superior.

Continua depois da publicidade

Receba notícias de Santa Catarina pelo Whatsapp

Segundo o Ministério da Educação (MEC), serão disponibilizadas 276.566 bolsas de estudo, sendo 215.530 integrais (100%) e 61.036 parciais (50%). Essas bolsas correspondem a cursos de graduação e cursos superiores sequenciais de formação específica, em instituições de educação superior privadas.

Como se inscrever no Prouni

As inscrições para o Prouni são gratuitas, mas o candidato precisa ter cadastro no login Único do governo federal e criar uma conta no portal Gov.br. Caso já tenha esse cadastro, basta fazer o login com o Cadastro de Pessoa Física (CPF) e a senha.

Continua depois da publicidade

No ato de inscrição:

  • Informar e-mail e número de telefone válido;
  • Preencher os dados cadastrais próprios e referentes ao grupo familiar;
  • Selecione, por ordem de preferência, até duas opções de instituição, local de oferta, curso, turno, tipo de bolsa e modalidade de concorrência entre as disponíveis.

Essa seleção segue conforme a renda familiar bruta mensal per capita do candidato e a adequação aos critérios da Portaria Normativa MEC nº 1, de 2015.

Como funciona o Prouni

O programa federal foi criado em 2004 e, desde então, oferece bolsas de estudos duas vezes ao ano, durante primeiro e segundo semestre.

Continua depois da publicidade

Para concorrer a uma bolsa pelo Programa Universidade para Todos, o candidato precisa:

  • Ter realizado uma das duas últimas edições do Exame do Ensino Médio (Enem), ou seja, em 2022 ou 2021;
  • Ter obtido o mínio de 450 pontos na média das notas das quatro provas das áreas de conhecimento do Enem;
  • Não ter nota zero na prova de redação do Enem;

O candidato também precisa atender, ao menos, um dos seguintes pré-requisitos:

  • Ter cursado o ensino médio completo em escola da rede pública; OU
  • Ter cursado o ensino médio completo em escola da rede particular, na condição de bolsista integral; OU
  • Ter cursado o ensino médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em escola da rede particular, como bolsista integral; OU
  • Ser pessoa com deficiência; OU
  • Ser professor da rede pública de ensino e concorrer a bolsas, exclusivamente, nos cursos de pedagogia e licenciatura destinados à formação do magistério da educação básica. Nesses casos, não há requisitos de renda.

Comprovação de renda no processo seletivo

Para concorrer a uma bolsa integral no Programa Universidade para Todos (Prouni), o candidato precisa comprovar renda familiar bruta mensal de até um salário mínimo e meio por pessoa.

Continua depois da publicidade

Já para a bolsa parcial (50%), a renda familiar bruta mensal do candidato deve ser de até três salários mínimos por pessoa.

Lula confirma aumento do salário mínimo para R$ 1.320 e nova isenção de imposto de renda

Resultado do processo seletivo do Prouni 2023/2

O processo seletivo do Prouni para o segundo semestre de 2023 terá duas chamadas sucessivas. Os resultados com a lista dos candidatos pré-selecionados para a primeira chamada estarão disponíveis Portal Acesso Único no dia 4 de julho de 2023. E, para a segunda chamada, no dia 24 de julho de 2023.

*Com informações da Agência Brasil