As inscrições para o Edital Elisabete Anderle de Estímulo à Cultura abrem a partir da tarde desta quinta-feira (27 de abril). O processo, que vai até 26 de junho, traz uma novidade para essa edição: as inscrições são por meio digital, pelo site www.fcc.sc.gov.br/editalelisabeteanderle.
Continua depois da publicidade
Com investimento total de R$ 5,6 milhões, o edital selecionará até 176 projetos em 11 premiações. Os recursos são do Governo do Estado de Santa Catarina, com promoção da Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte (SOL), por meio da Fundação Catarinense de Cultura (FCC) e do Conselho Estadual de Cultura (CEC).
“Garantimos um processo limpo, sem custos de papel, despesas com correios e tempo para que os proponentes possam fazer sua inscrição com calma e mais eficácia. É um passo na qualificação desse instrumento, democratizando-o, tornando-o mais inclusivo e podendo assim atingir o nosso objetivo maior que é ampliar a participação para todo o território catarinense”, explica o presidente da Fundação Catarinense de Cultura (FCC), Rodolfo Pinto da Luz.
O lançamento oficial será às 14h30min, em cerimônia aberta ao público na sala de cinema do Centro Integrado de Cultura (CIC), em Florianópolis.
Embora tenha sido lançado e executado pela primeira vez em 2009, o Edital Elisabete Anderle foi instituído pela Lei 15.503 de 2011, se consolidando como o maior programa de estímulo e investimentos a projetos culturais de Santa Catarina. Proponentes de todo o Estado poderão submeter seus projetos para as 11 premiações: Culturas Populares; Arte e Cultura Negra e Indígena; Artes Visuais; Dança; Literatura; Música; Patrimônio Material e Imaterial; Museus; Teatro e Circo, Apoio a Eventos Artísticos e Culturais; Bolsa de Trabalho, Intercâmbio e Residências.
Continua depois da publicidade
A expectativa é que, com o novo sistema, o número de projetos inscritos supere a marcar de 2 mil – ultrapassando o recorde da última edição, realizada em 2015, que foi de 1.569 inscrições.