O projeto Palhaçaria em Cena, realizado pela Dale Circo, chega a Lages, na Serra catarinense, com uma oficina gratuita. Segundo a Ana Paula Grigoli — também conhecida como Pituca da Rosa —, a iniciativa é uma proposta de ações formativas para artistas de diferentes áreas e pessoas interessadas em desenvolver a palhaçaria como linguagem artística.
Continua depois da publicidade
Receba notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp
— A oficina terá duração de 10h, com vagas limitadas a 20 participantes, e são gratuitas para pessoas maiores de 18 anos. E não é necessária experiência prévia para participar — explica.
Fotos aéreas mostram as belezas de Lages, na Serra de SC
As atividades ocorrerão nos dias 15 e 16 de junho, das 10h às 12h30min, e das 14h às 16h30min, no Sesc Lages.
Continua depois da publicidade
— Temos como principal foco a experimentação prática nos preceitos da palhaçaria. Durante a oficina, faremos atividades corporais, jogos de improvisação em grupo e de palco/plateia. O uso da menor máscara do mundo, o nariz, será elemento importante para levar os participantes a buscarem um outro estado em cena, um outro ser advindo de si mesmo — ressalta ela.
Na oficina também vão ocorrer exercícios de aquecimento e integração do grupo, como forma de diálogo da palhaçaria, com objetos e posturas circenses, como bolas de malabares e figuras de acrobacias em dupla e trios.
FOTOS: o jeito serrano mostrado em livro
Ana Paula explica que todas essas técnicas estarão a serviço das dinâmicas de desenvolvimento, que proporcionem um estado de compreensão de dispositivos da comicidade individual e em grupo, empatia, escuta entre os participantes, sensibilidade, energia e entrega.
— A busca pelo desenvolvimento da arte da palhaçaria é encontrar identificações entre o artista e seu público — destaca.
Continua depois da publicidade
A artista diz ainda que o estado que a palhaçaria propõe possui corporalidade própria, trazendo um corpo que foge dos padrões, que transforma e é transformado pelo mundo.
— A presença palhaça oferece uma gama de emoções que fazem parte da essência do ser humano e refletem a dor, ilusão, tristeza, amor, repulsa, raiva, alegria e nos faz lembrar o que fomos, somos e seremos — reforçou.
Vinícola catarinense participa da 11ª edição do Rio Wine & Food Festival, no Rio de Janeiro
Sobre a artista
Ana Paula Grigoli é palhaça e produtora cultural desde 2012 com a Cia Dalecirco/Fpolis, no qual é co-fundadora. Participa de dois espetáculos: La Conquista e Cadê. Escreve, produz e atua em projetos culturais, participa de festivais e mostras de teatro e circo, eventos culturais, e já circulou por territórios brasileiros e argentinos. Desde 2012 atua no Projeto (A)gentes do Riso (traço Cia de Teatro) como doutora palhaça no Hospital Infantil Joana de Gusmão, em Florianópolis.
O projeto “Palhaçaria em Cena” foi selecionado pelo Prêmio Edital Elisabete Anderle de Apoio à Cultural – Edição 2023, executado com recursos do Governo do Estado de Santa Catarina por meio da Fundação Catarinense de Cultura. Em Lages, conta com o apoio da Cia Teatral Matakiterani e do Sesc.
Continua depois da publicidade
A iniciativa já passou pelas cidades de Canelinha, Garopaba, Chapecó, Florianópolis e Blumenau e encerra em Lages. Informações sobre o projeto podem ser acompanhadas no instagram @dalecirco.
Veja fotos da Palhaçaria em Cena
Leia mais
Lages recebe o espetáculo ”Percursos: o último voo de um menino” nesta sexta
Contrato milionário irá revitalizar Avenida Carahá, em Lages