As inscrições do Programa Universidade para Todos (Prouni) para o primeiro semestre de 2025 começam nesta sexta-feira (24). Os interessados têm até 23h59min de 28 de janeiro para se inscrever pelo portal Acesso Único, usando o login gov.br.

Continua depois da publicidade

Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp

O Prouni oferece bolsas de estudo integrais (cobrem 100% da mensalidade) e parciais (50%) em instituições particulares de ensino superior. A expectativa é que sejam ofertadas 334 mil bolsas, em todo o Brasil, nesta edição do primeiro semestre.

O resultado da primeira chamada será divulgado no dia 4 de fevereiro e a segunda chamada, no dia 28 de fevereiro, na página do programa. 

Quem pode se inscrever

Para se inscrever, o candidato deve ter realizado o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023 ou 2024, ter obtido média mínima de 450 pontos nas áreas de conhecimento e nota superior a zero na redação.

Continua depois da publicidade

O candidato que deseja concorrer à bolsa 100% precisa ter renda familiar bruta mensal de até um salário mínimo e meio por pessoa. Para a bolsa parcial, a renda familiar bruta mensal deve ser de até três salários mínimos por pessoa.

Além disso, os estudantes também precisam atender a critérios sobre o ensino médio, como ter estudado em escola pública ou em instituição privada na condição de bolsista. Todos os critérios podem ser conferidos no edital do ProUni.

Veja as datas do Prouni 2025

  • Inscrições: 24 a 28 de julho
  • Resultado da primeira chamada: 4 de fevereiro
  • Resultado da segunda chamada: 28 de janeiro
  • Manifestação de interesse na lista de espera: 26 e 27 março
  • Resultado da lista de espera: 1º de abril

Como se inscrever

  1. O candidato deve indicar, em ordem de preferência, até duas opções de curso (selecionando a instituição de ensino e o turno).
  2. Depois, é necessário marcar se quer participar na modalidade de ampla concorrência ou de cotas.
  3. Por fim, precisa monitorar, a cada dia, a nota parcial para aqueles cursos.
  4. Se quiser, pode mudar suas escolhas (valerá a última opção marcada antes do fim do período de inscrição).
  5. Se o candidato estiver dentro da nota de corte e conseguir uma das vagas ao final do prazo de inscrição, ele constará como pré-selecionado.

Continua depois da publicidade

*Com informações do g1.

Leia também

Saiba como utilizar a nota do Enem em programas nacionais e internacionais