O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) abre nesta segunda-feira (5) as inscrições para o Enem 2023. Interessados em participar da prova, que será aplicada nos dias 5 e 12 de novembro, têm até o dia 16 de junho para fazer o cadastro na Página do Participante. A taxa de inscrição é R$ 85 e deve ser paga até 21 de junho.
Continua depois da publicidade
Saiba como receber notícias do NSC Total no WhatsApp
O edital com o cronograma e as regras para o Enem 2023 foi publicado no início de maio, assim como os resultados dos pedidos de isenção da taxa de inscrição. Foram selecionados estudantes que em 2022 não compareceram aos dois dias de prova e apresentaram justificativa.
Os gabaritos das provas objetivas serão publicados no dia 24 de novembro no portal do Inep. Já os resultados individuais serão divulgados no dia 16 de janeiro de 2024 no mesmo site.
Enem
O Exame Nacional do Ensino Médio avalia o desempenho escolar dos estudantes ao término da educação básica. Ao longo de mais de duas décadas de existência, o Enem tornou-se a principal porta de entrada para a educação superior no Brasil, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e de iniciativas como o Programa Universidade para Todos (Prouni).
Continua depois da publicidade
Decreto prevê pagamento de extra do auxílio gás até o fim de 2023
Instituições de ensino públicas e privadas utilizam o Enem para selecionar estudantes. Os resultados são utilizados como critério único ou complementar dos processos seletivos, além de servirem de parâmetros para acesso a auxílios governamentais, como o proporcionado pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).
Os resultados individuais do Enem também podem ser aproveitados nos processos seletivos de instituições portuguesas que possuem convênio com o Inep para aceitar as notas do exame. Os acordos garantem acesso facilitado às notas dos estudantes brasileiros interessados em cursar a educação superior em Portugal.
*Com informações da Agência Brasil
Leia também:
VÍDEO: Furtos em obras causam prejuízos e preocupam área da construção civil em Joinville
Suspeita de fraude em concurso público em pequena cidade de SC é alvo de investigação