A partir das 10h desta segunda-feira, estarão abertas as inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem 2016), que ocorrem em 5 e 6 de novembro. O procedimento deve ser feito exclusivamente na página do participante até 20 de maio. No primeiro acesso à página, o estudante deve informar os números do CPF e do documento de identidade (RG). A taxa de inscrição desta edição é de R$ 68 e deverá ser paga até as 21h59min do dia 25 deste mês. Serão aceitos pagamentos em qualquer agência bancária, casas lotéricas ou agência dos Correios.
Continua depois da publicidade
Os estudantes que estão concluindo o Ensino Médio em escolas da rede pública estão isentos do pagamento da taxa, assim como os participantes de famílias de baixa renda que comprovarem essa condição. Quem conseguiu o benefício no exame do ano passado mas não compareceu às provas não terá direito à isenção neste ano.
Leia mais:
Os desafios da redação do Enem e dicas para encará-la com sucesso
Continua depois da publicidade
Saiba como uma estudante gaúcha alcançou a nota mil na redação do Enem
Enem seleciona mais de um quinto dos universitários no país
Nesta edição, os candidatos terão o direito de serem tratados pelo nome social se desejarem, mas precisam indicar a escolha no ato da inscrição. Entre 1º e 8 de junho, eles devem enviar um documento de identificação ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Anísio Teixeira (Inep), que organiza o exame nacional.
Todos os estudantes que cumprirem as exigências, obedecendo aos prazos do Enem 2016, terão acesso ao cartão de confirmação de inscrição, que ficará disponível na página do participante semanas antes das provas. Os participantes devem guardar as senhas e ficarem atentos às informações divulgadas na página do participante. Nas provas deste ano, haverá um reforço na segurança do exame. Os candidatos poderão ser submetidos à identificação biométrica em qualquer um dos dias de provas.
Conforme o cronograma do Enem 2016, as provas serão aplicadas no primeiro final de semana. O gabarito será divulgado na página do Inep até 9 de novembro, a quarta-feira seguinte às provas. Os participantes interessados em verificar a quantidade de acertos deverão ficar atentos, pois os gabaritos estarão separados em dias e em cores. Serão 180 questões em quatro áreas do conhecimento e uma redação.
Continua depois da publicidade
Um bom aproveitamento no Enem 2016 poderá garantir a aprovação em processos seletivos do MEC como Sistema de Seleção Unificada (Sisu), Programa Universidade para Todos (Prouni), Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) e Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica (Sisutec).