As inscrições do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) 2020 começam às 18h desta segunda-feira (11) e seguem até o dia 22 de janeiro. A participação na prova é voluntária, gratuita e destinada a jovens e adultos que não concluíram seus estudos na idade apropriada para cada nível de ensino.
Continua depois da publicidade
As inscrições devem ser feitas na página oficial do Encceja: http://enccejanacional.inep.gov.br/.
> Enem 2020: o que fazer se o participante estiver com Covid-19
> Enem 2020: estudantes podem consultar data, hora e local de prova
O exame será aplicado no dia 25 de abril de 2021. A prova estava marcada para dezembro de 2020, mas precisou ser adiada devido à pandemia da Covid-19.
Continua depois da publicidade
Para realizar o exame do Ensino Fundamental o participante deve ter, no mínimo, 15 anos completos na data de realização da prova e 18 anos completos no caso do Ensino Médio.
O exame é dividido em quatro provas objetivas, por nível de ensino, cada uma contendo 30 questões de múltipla escolha e uma proposta de redação. A Secretaria de Estado da Educação (SED) é a responsável por emitir os certificados dos participantes que no ato da inscrição do exame nacional escolheram a SED/SC como instituição certificadora.
Para receber a certificação do nível de ensino escolhido, o inscrito precisa tirar nota mínima em todas as provas e na redação. É possível também receber a declaração de proficiência por área de conhecimento, quando o participante atinge a nota mínima em uma ou mais provas, mas não em todas.
A prova
O Exame será realizado em todos os Estados brasileiros no dia 25 de abril e será dividido no período da manhã e da tarde.
Continua depois da publicidade
Para os participantes que farão a prova do Ensino Fundamental, no período da manhã, serão aplicados os exames de Ciências Naturais e Matemática e, à tarde, as provas de Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna (inglês e espanhol), Artes, Educação Física; Redação; e História e Geografia.
> Enem não será usado para vagas do 1º semestre do Sisu, decide Ministério da Educação
Para os participantes do Ensino Médio, pela manhã serão aplicadas as provas de Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias e, pela tarde, Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Redação e Ciências Humanas e suas Tecnologias.
Em Santa Catarina, as provas serão aplicadas nas seguintes cidades: Araranguá, Balneário Camboriú, Biguaçu, Blumenau, Brusque, Caçador, Canoinhas, Chapecó, Concórdia, Criciúma, Curitibanos, Florianópolis, Itajaí, Itapema, Jaraguá do Sul, Joaçaba, Joinville, Lages, Mafra, Navegantes, Palhoça, Rio do Sul, São Joaquim, São Lourenço do Oeste, São Miguel do Oeste, Tijucas, Timbó, Tubarão e Xanxerê.
Justificativa de ausência
O prazo para fazer a justificativa de ausência no Encceja 2019 terminou em dezembro de 2020. O procedimento é obrigatório para quem se inscreveu, faltou alguma das provas em 2019 e agora deseja tentar novamente na edição de 2020.
Continua depois da publicidade
Se a justificativa de ausência na prova não tiver sido aceito, o participante terá que ressarcir o Inep em R$ 40 ao se inscrever novamente. O pagamento poderá ser feito a partir da próxima semana, por meio da Guia de Recolhimento da União (GRU), que será gerada ao final do ato de inscrição.
*Com supervisão de Raquel Vieira