Os candidatos a uma das 10 vagas disponíveis para o Conselho Tutelar de São José têm até o dia 3 de julho para se inscreverem. As inscrições podem ser feitas na sede do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, localizada em Barreiros. O processo seletivo inclui prova de conhecimentos específicos, avaliação psicológica e votação popular.

Continua depois da publicidade

Todos os eleitores de São José em situação regularizada poderão votar nas eleições que vão ocorrer no dia 6 de outubro em todo o Estado. O mandato tem duração de quatro anos, com início em 10 de janeiro de 2020 até o dia 9 de janeiro de 2024.

Para se candidatar, os interessados devem entregar a documentação necessária de segunda a quinta-feira, entre 13h e 17h. Às sextas-feiras, o funcionamento acontece no horário da manhã, das 8h às 12h.

Os Conselhos Tutelares podem aplicar medidas de proteção quando os direitos de crianças e adolescentes forem ameaçados ou violados.

Requisitos

Os candidatos devem morar em São José há pelo menos dois anos e ter idade mínima de 21 anos. Também é preciso comprovar experiência profissional ou voluntária de, no mínimo, dois anos em trabalho direto na área da criança, do adolescente e família, entre outros, realizados nos últimos cinco anos.

Continua depois da publicidade

Prova

A prova escrita será realizada no dia 11 de agosto. Ela é sem consulta e de caráter eliminatório. Já os testes psicológicos serão feitos no dia 28 de agosto com os candidatos aprovados. O resultado final da avaliação psicológica será divulgado no dia 30 de agosto.

Processo

Os candidatos habilitados a concorrer serão conhecidos no dia 26 de julho em lista publicada pelo Conselho Municipal da Criança e do Adolescente no mural do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de São José, no site da Prefeitura Municipal de São José e no Diário Oficial de São José.

A eleição vai acontecer no dia 6 de outubro em dois locais: no Colégio Maria Luiza de Melo, localizado no bairro Kobrasol, e no CEM Maria Iracema Martins de Andrade, no bairro Ipiranga, entre 9h e 17h.

O resultado final será publicado até o dia 10 de outubro no mural do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de São José, no site da Prefeitura Municipal de São José e no Diário Oficial de São José.

Continua depois da publicidade

​Acesse o NSC Total e acompanhe as últimas notícias​