Com o tema Mediação de Leitura, o Prêmio RBS de Educação vai escolher as melhores práticas de estímulo ao contato com a palavra escrita daqueles que se preocupam em incentivar a leitura em sala de aula ou em grupos comunitários.

Continua depois da publicidade

Os participantes têm até este domingo para se inscrever, mas podem enviar o relato até o dia 10 de agosto. Lucia Ritzel, gerente-executiva da Fundação Maurício Sirotsky Sobrinho (FMSS), conta que as inscrições superaram as expectativas tanto no Rio Grande do Sul quanto em Santa Catarina – os dois Estados que participam do concurso.

– É muito bom ter esta resposta tão positiva da sociedade, porque o prêmio está voltado para dois eixos: identificar e valorizar boas práticas de apoio à leitura para inspirar outras pessoas. O número mostra que teremos bastante trabalho para escolher os vencedores – comemora Lucia.

O curso online, que busca qualificar práticas de apoio à leitura, atraiu também interessados de fora dos dois Estados. A ferramenta pode ser acessada por qualquer um, incluindo pais que desejem ampliar o interesse dos filhos pela leitura, e é gratuita. O site é útil também para escolas e comunidades, já que uma cartilha, disponível para download, orienta como fazer o diagnóstico sobre a leitura na escola e, se necessário, repensar estratégias.

Continua depois da publicidade

Mais de 6 mil pessoas já se inscreveram no curso online – destas, mais de 2 mil devem concorrer no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina.

COMO PARTICIPAR

Tema do prêmio

O tema escolhido para a premiação é a mediação de leitura, ou seja, uma forma criativa de fazer a ponte entre o texto e os leitores. O mediador é um leitor experiente, que gosta e sabe como estimular outros a adquirirem o mesmo hábito.

Onde se inscrever

Até este domingo, dia 14, no site do prêmio, onde também está o regulamento.

Categorias

Professor de escola pública, professor de escola privada e projeto comunitário.

Quem pode participar

Professores e educadores que desenvolvam práticas de mediação de leitura. A premiação não se restringe a projetos nas disciplinas de português e literatura, já que as habilidades leitoras também são fundamentais nas áreas de matemática e ciências, entre outras. Para concorrer, interessados devem elaborar um relato que tenha como tema as práticas de ensino de leitura.

Continua depois da publicidade

Como será a seleção

A Comissão Julgadora será formada por especialistas. Após avaliação dos relatos, que devem ser submetidos no site do prêmio, a comissão elegerá três finalistas para cada uma das categorias, no RS e SC, separadamente. Entre os finalistas, serão escolhidos os vencedores, pelos jurados e ainda por um júri popular.

Valor do prêmio

R$ 155 mil, distribuídos entre finalistas, vencedores e instituições de cada categoria nos dois Estados.

Posso me inscrever em mais de uma categoria?

Sim, desde que você atue em mais de uma categoria. Exemplo: como voluntário em um hospital e professor de escola.

Continua depois da publicidade

Como fazer o curso online

No site do prêmio é possível fazer um curso online gratuito sobre como ler e o papel do apoiador de leitura. A atividade leva em média duas horas para ser concluída.