As inscrições para o Concurso Nacional Unificado, também chamado de “Enem dos Concursos” por concentrar seleção para 6,6 mil cargos no governo federal em uma única prova em todo o país, começaram nesta sexta-feira (19), mas usuários relataram instabilidades no site. O governo federal confirmou as oscilações e divulgou nota informando que trabalha para solucionar o problema.
Continua depois da publicidade
Receba notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp
Segundo a nota do governo, a instabilidade ocorre porque a plataforma recebeu uma grande demanda de acessos simultâneos. “A Pasta está mobilizando todos os instrumentos tecnológicos e de pessoal existentes para minimizar as oscilações”, informou, em nota, o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, responsável pela elaboração da prova.
Nas redes sociais, usuários reclamaram da dificuldade em conseguir efetuar a inscrição. No X, o antigo Twitter, um deles comentou: “Mais difícil que conseguir ingresso pro @rockinrio”, comparando com a concorrência para venda de tíquetes do festival de música.
As inscrições começaram às 10h desta sexta-feira (19) e ficam abertas até 9 de fevereiro. As provas estão programadas para acontecerem em maio.
Continua depois da publicidade
O Concurso Público Nacional Unificado vai selecionar de uma vez 6.640 novos servidores para órgãos públicos do governo federal e tem pelo menos 15 cargos com possibilidade de vagas para atuar em cidades de Santa Catarina.
Oito cidades do Estado vão ter locais de prova: Caçador, Chapecó, Criciúma, Florianópolis, Joinville, Lages, São José e Blumenau.
Saiba como se inscrever
Para se inscrever, o candidato precisará ter uma conta no Gov.br, de qualquer nível (ouro, prata ou bronze), e acessar o endereço cpnu.cesgranrio.org.br/login a partir das 10h desta sexta-feira.
Na hora do cadastro, o candidato deverá escolher um bloco temático e os cargos nos quais tem interesse. Em seguida, ordenar a sua preferência entre os cargos e especialidades.
Continua depois da publicidade
Segundo o governo, o participante poderá escolher apenas um bloco temático, mas quantas vagas quiser dentro dele. A aprovação ocorrerá conforme a indicação de preferência do candidato.
Independentemente do número de cargos que escolher, o candidato vai pagar uma única taxa de inscrição. O valor é de R$ 60 para vagas de nível médio e R$ 90 para nível superior.
Poderão pedir isenção da taxa inscritos no CadÚnico doadores de medula óssea e quem for ou já tenha sido bolsista do Prouni ou Fies. O prazo para solicitar o não pagamento é até 26 de janeiro.
Veja as vagas de cada bloco temático do concurso unificado
Continua depois da publicidade
Leia também
Concurso Nacional Unificado tem 15 cargos com vagas em SC; veja lista e salários
Blumenau e São José entram para lista de cidades que vão receber o “Enem dos concursos”
Inscrições para “Enem dos Concursos”começam nesta sexta-feira