– Para transformar uma ideia em realidade basta mandar um email e não ter receio de conversar com pessoas importantes. Aos poucos, mais gente se interessa pelo projeto. Uma atitude leva à outra, e tudo fica fácil – explica o estudante Douglas Marangon, de 18 anos, sobre como foi fundar o pré-Vestibular gratuito Projeto Einstein Vestibulares, em Florianópolis.
Continua depois da publicidade
UFSC terá 50% das vagas para alunos de escolas públicas
Pró-Universidade aprovou 30% no vestibular em 2014
O curso encerra suas inscrições nesta quinta-feira, dia 20, e deve contar com 60 alunos divididos em duas turmas noturnas. As aulas começarão no dia 31 de agosto e serão ministradas por estudantes de graduação da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), que poderão validar as horas de aula como horas cursadas em seus respectivos cursos.
– O objetivo é que um aluno de Engenharia de Materiais possa dar aula de Física, um de História pode ensinar sobre a cultura de Santa Catarina. Dessa forma o graduando valida o seu trabalho voluntário pelo curso. Todos ganham um pouco – explica Marangon.
Continua depois da publicidade
A ideia surgiu entre Morangon, Ana Patrícia Barbosa, 23, estudante de Engenharia Elétrica na UFSC, e André Servaes, 20, estudante de Administração na Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc). Eles queriam criar um projeto diferente, que atendesse a necessidade de educação de pessoas de baixa renda para competir nos vestibulares e Enem.
– Quem vive da educação pública tem dificuldades de competir nesse universo de vestibular e pode ter no projeto uma oportunidade de melhorar o aprendizado. Do outro lado, o pessoal que irá dar aula poderá aprender outras coisas como a conquista do publico e a prática de oratória, que podem levar para a carreira e para a vida pessoal – avalia Servaes.
Parcerias
A inspiração veio de curso pré-vestibulares similares já realizadas no Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), na Universidade de São Paulo (USP) e na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Por fim, com o apoio de outras instituições e pessoas, o projeto chegou a ter 60 voluntários envolvidos. O Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) doou 900 livros para material didático, o Sebrae-SC orientou os organizadores no carácter jurídico e de gestão e os Centro Acadêmicos da UFSC disponibilizaram espaços físicos para as aulas.
– Foi interessante perceber como as pessoas compraram nossa ideia. Primeiro fizemos algumas reuniões online com o pessoal do ITA, que nos deram algumas dicas. Depois pedimos apoio por aqui. Ao falar com o Sebrae, houve interesse imediato. Em seguida, conseguimos apoio da UFSC e do IFSC. Sem falar que muitos alunos da universidade se interessaram em participar – conta Morangon.
Continua depois da publicidade
A seleção dos alunos e professores ocorre há um mês por meio da página oficial do projeto no Facebook, onde estão disponíveis os formulários de inscrição e mais informações. O processo da escolha do alunos – atualmente são 69 candidatos – levará em conta os critérios de baixa renda, escolas onde estudou e respostas subjetivas sobre o interesse em participar desse modelo de cursinho pré-vestibular.
Formulário para professores voluntários
Ao todo, 60 graduandos se inscreveram para serem professores, mas apenas 20 serão selecionados. A ideia é que cada um ministre pelo menos uma aula durante a semana.
– A adesão para dar aula foi muito maior do que o esperado – ressalta entusiasmado Servaes.
As aulas serão ministradas na UFSC, no Centro de Comunicação e Expressão (CCE) ou no Centro de Ciências da Saúde (CCS), de segunda à sexta feira, das 18h30min às 22h. Estão previstos encontros extras com palestras de professores da UFSC em alguns sábados.
Continua depois da publicidade
Projeto EinsteinConheça o Projeto EinsteinA base do Projeto é na UFSC A idéia é que cada professor voluntário dê uma aula (de 55min) por semana, para que não fique pesado na rotina de ninguém. Começando na ultima semana de agosto ou na primeira semana de setembro, com duração até a data do vestibular da UFSC, no começo de dezembro.Antes de se iniciarem as aulas vamos dar uma aula para preparar os professores sobre “como dar aula” – com organização de raciocínio, preparação, etc – para preparar todos da melhor forma! Assim não são apenas os alunos do projeto que vão estar em constante aprendizado, mas também os próprios professores!! E essas são habilidades adquiridas que podem ser levadas e aplicadas em praticamente qualquer área!Se você gostou e quer ajudar como professor, ficaríamos felizes se você puder responder algumas rápidas perguntas no link, para selecionar os professores http://bit.do/seja-um-professor-einsteinInfelizmente temos candidatos demais para algumas matérias então talvez não conseguiremos abraçar a todos, mas estamos trabalhando nisso!Temos mais informação na descrição da página também!Em todo caso, com qualquer dúvida, é só perguntar!
Posted by Einstein Vest on Terça, 11 de agosto de 2015
Outros cursos pré-vestibulares gratuitos
O Pró-Universidade, antigo cursinho Pré-Vestibular da UFSC, está presente em 14 cidades de Santa Catarina em parceria com a Secretaria da Educação do Estado. As aulas são ministradas por professores e também buscam atender estudantes de baixa renda, que tenham cursado ensino fundamental e médio em escola pública.
Inscrições informações no site do Pró-Universidade.
O Projeto de Educação Comunitária Integrar disponibiliza cursos pré-vestibulares extensivo e semiextensivo ministrados por professores voluntários – desde graduandos até doutores. Além da preparação do aluno, o projeto busca envolver o estudante com os princípios da educação popular e comunitária. No ano de 2015 foram disponibilizadas 120 vagas para o extensivo e 80 no semiextensivo.
Continua depois da publicidade
O Gauss Pré-Vestibular realiza as aulas na UFSC, no Centro de Ciências Físicas e Matemáticas (CFM) e também trabalha com alunos da universidade como professores. As aulas começam sempre em março e terminam em dezembro, em caráter extensivo.
Rotaract Club
O Rotaract Club de São José – Kobrasol e do Rotaract Club de Florianópolis – Leste oferece o curso Pré-Vestibular Solidário. Em 2015 serão oferecidas 30 vagas para alunos que comprovarem baixa renda. Segundo a organização, em 2014, dos 22 alunos matriculados, 16 foram aprovados em universidades públicas.
Para realizar a inscrição, o candidato deve acessar o formulário e preenchê-lo até o dia 30 de agosto e depois mandar para o email rotaractkobrasol@gmail o seu comprovante de renda.