Terminaram nesta terça-feira as inscrições para o campeonato de futebol mais popular da região. O congresso técnico do Varzeano ocorre nesta quarta-feira, às 19 horas, na Arena Jaraguá. Mas a bola deve rolar apenas no dia 14 de março, quando começa a competição, com quase 40 equipes.

Continua depois da publicidade

:: Confira mais notícias de Jaraguá do Sul e região ::

O formato da competição será o mesmo de 2014. As equipes serão divididas em chaves, sendo que os quatro primeiros colocados têm a vantagem de ficar em grupos diferentes. Por isso, Galácticos – atual campeão -, Guarany, Garibaldi e Operário ficarão em chaves distintas. Para a decisão, a intenção da organização é terminar a competição no aniversário de Jaraguá do Sul, em 25 de julho.

Continua depois da publicidade

Amanhã, representantes das equipes terão acesso às regras da 33ª edição. Segundo o coordenador, José Marcos Ranucci, a Fundação Municipal de Esporte (FME) exige campos com bons gramados, banco de reservas, vestiários com chuveiros e estacionamento. Também alerta os times sobre a conduta dentro e fora de campo. O destaque é a proibição de consumo de bebidas alcoólicas em garrafas ou latinhas. Somente copos descartáveis serão permitidos.

– Nosso diferencial é a fiscalização e as punições para os atletas. Em 2013, tivemos 30 julgamentos. Como endurecemos as regras, tivemos apenas três atletas suspensos em 2014 – revela Ranucci.

Ranucci afirma que os atletas podem ficar até 720 dias afastados da competição. Para evitar as brigas em campo, todos os jogos são acompanhados por membros da FME. E caso ocorra algum desentendimento, uma comissão julgadora analisa a pena para o jogador ou a equipe.

Uma novidade nesta edição pode mudar o critério de desempate do Varzeano. Seguindo modelos internacionais, o critério era número de vitórias, depois saldo de gols e, por último, número de gols marcados. A sugestão é que os gols sofridos sejam o terceiro critério de desempate.

Continua depois da publicidade

– Temos equipes que ficam desmotivadas ao longo da competição, por isso muitas equipes acabam vencendo de goleada. Para ter um padrão mais justo, vamos levar a proposta ao congresso técnico e analisar a possibilidade de mudança – explica Ranucci.

Seguindo o modelo de 2014, os quatro primeiros colocados receberão o prêmio em dinheiro, em valor que ainda não foi definido porque vai depender do número de inscritos.