As inscrições para a segunda edição do Concurso Estadual de Queijos Artesanais já estão abertas para os produtores de todas as regiões de Santa Catarina. Organizado pela Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri), o concurso deve selecionar os melhores queijos artesanais do Estado no dia 6 de novembro, em Rio do Sul. As inscrições podem ser feitas até 11 de outubro no no site do evento.

Continua depois da publicidade

Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp

Neste ano, a programação do evento terá duas novidades, conforme a Epagri: a Feira Catarinense de Queijos Artesanais, no dia 6 de novembro, mesmo dia do concurso, e o Simpósio Catarinense de Queijos Artesanais, que acontece no dia 7 de novembro.

Quantos habitantes tem cada cidade de Santa Catarina em 2024 segundo estimativa do IBGE

— O objetivo do concurso é destacar para o mercado os laticínios que produzem queijo com alta qualidade, estimulando os produtores a realizar o melhoramento contínuo no processo de produção — explica Telma Tatiana Köene, que é coordenadora estadual do Programa Gestão de Negócios e Mercados da Epagri.

Continua depois da publicidade

Ainda de acordo com a companhia, os eventos fazem parte da estratégia da Epagri de qualificar e valorizar os queijos artesanais catarinenses, além de “divulgar toda a diversidade, tradição e inovação desse setor”.

Quais serão os critérios de avaliação?

O concurso busca avaliar queijos produzidos com leite cru ou pasteurizado, queijos de leite de vaca, cabra, ovelha, búfala ou mistos. Entre os critérios, estão:

  • aparência geral (casca, massa, textura, composição total);
  • aroma (casca, massa, composição total, possíveis defeitos);
  • textura (elasticidade, cremosidade, granulosidade, untuosidade);
  • sabor (sensação, intensidade, possíveis defeitos);
  • adequação ao estilo.

Conforme a pontuação, os queijos poderão receber:

  1. Medalha Super Ouro
  2. Medalha de Ouro
  3. Medalha de Prata
  4. Medalha de Bronze

Quem pode se inscrever?

Os queijos artesanais, para o concurso, são aqueles produzidos em pequena escala, ou seja, 100 quilos por dia. Eles também precisam ser fabricados de maneira artesanal, elaborados com predominância de leite de produção própria ou de origem determinada e resultantes de técnicas predominantemente manuais. Além disso, estão enquadrados os queijos certificados em Santa Catarina, com Selo Arte ou Selo Queijo Artesanal.

Continua depois da publicidade

As agroindústrias de laticínios e queijarias localizadas em Santa Catarina podem se inscrever, sob inspeção oficial do Serviço de Inspeção Municipal (SIM), Serviço de Inspeção Estadual (SIE) ou Serviço de Inspeção Federal (SIF/SISBI), válido no dia da realização do concurso.

O regulamento completo está disponível no no site do concurso.

Simpósio Catarinense de Queijos Artesanais

No dia seguinte ao concurso, 7 de novembro, o Simpósio Catarinense de Queijos Artesanais acontece pela primeira vez no Estado. Com o objetivo de dar visibilidade às pesquisas científicas na área e estimular a difusão de conhecimento para fortalecer essa cadeia produtiva, a programação trará temas relacionados à qualidade na produção, os avanços do queijo artesanal no Estado e no Brasil, além da avaliação de queijos e mesas-redondas com apresentação dos trabalhos inscritos no simpósio.

— O evento marcará um momento de integração, sincronização de conhecimentos, fortalecimento de futuras parcerias e intercâmbios, com inclusão de produtores e profissionais que atuam na produção e comercialização, contribuindo para o desenvolvimento dos territórios — pontua Telma.

De acordo com a Epagri, em breve, a organização deve divulgar as normas para submissão de trabalhos, além da programação do simpósio.

Continua depois da publicidade

*Sob supervisão de Andréa da Luz

Leia também

Por que mural em homenagem ao poeta Cruz e Sousa em Florianópolis foi apagado

VÍDEO: Perseguição de “vídeo game” termina com ladrão de caminhonete preso em SC