O contato direto das crianças com o ambiente natural contribui para o seu desenvolvimento social, intelectual, emocional, espiritual e físico. Entretanto, a vida nas cidades tem afastado as crianças da natureza. Com o objetivo de trazer reflexões sobre a importância desse contato, chega a Florianópolis o “Encontro Criança e Natureza”, dia 3 de agosto, das 8h às 18h.
Continua depois da publicidade
Nesse encontro, os participantes vivenciarão três iniciativas locais, que estimulam de maneira criativa a conexão entre a criança e a natureza. A inciativa é do Instituto Alana, em parceria com a Cria que Voa, que abrange os projetos “Casa Curiosa”, “Trilhas de Criança” e “Jardins das Brincadeiras”.
Para a programação da manhã, os participantes podem escolher como destino inicial a “Casa Curiosa” ou o “Trilhas de Criança”. A “Casa Curiosa“, na Guarda do Embaú, é um grande quintal preparado para receber crianças e promover o brincar livre e em profunda conexão com os quatro elementos da natureza.
— Esse espaço é uma linda oportunidade para os adultos observarem a infância, repensarem maneiras de se relacionar com a criança, de brincar, de criar, de colocar os pés no chão e ser livres, além de ser uma forma de envolver a comunidade para o fortalecimento dessa teia de apoio à infância — explicam as biólogas e educadoras Carol Paixão e Tina Benavente, criadoras do espaço.
Continua depois da publicidade
Já quem optar por conhecer as “Trilhas de Criança“, que contornam o Rio Vermelho e são conduzidas pelas crianças, presenciará o protagonismo natural dos pequenos na relação com os diferentes ecossistemas, já são elas que estipulam o ritmo, a brincadeira e aprendizagem livre.
— Já aos adultos caberá o exercício do silêncio e da entrega confiante, uma quase meditação, onde a única intenção é deixar fluir a sintonia amorosa desse triângulo mágico — explica Lesly Monrat, ativista e cineasta, que acompanhará a atividade.
No período da tarde, todos os participantes se encontram no “Jardim das Brincadeiras“, criado pelo artista plástico Guilherme Blauth. Aqui, a turma conhecerá o projeto que estimula a conexão do brincar entre crianças e adultos por meio de instalações que misturam arte e natureza, em uma área localizada em um vale com florestas e riachos.
Continua depois da publicidade
— Percebemos que neste espaço acontece um brincar livre e sem fim. Queremos estimular a presença atenta do adulto e a conexão consigo, com as crianças e com a natureza — explica Blauth.
Lançado em 2016, o programa trabalha na produção, fomento e disseminação de conteúdo sobre a importância desse contato da criança com a natureza, por meio do brincar livre. A programação contempla, ainda, uma roda de conversa com os anfitriões dos espaços e com Laís Fleury. Para se inscrever gratuitamente, acesse aqui.