As inscrições para o Programa Universidade para Todos (Prouni) do primeiro semestre de 2025 terminam nesta terça-feira (28) em todo o Brasil. Os estudantes que realizaram o Exame Nacional do Ensino Médio em 2023 ou 2024 podem se inscrever até às 23h59min de forma on-line, pelo site do Governo Federal. Em Santa Catarina, são 25.461 vagas ofertadas com bolsas integrais e parciais de desconto em instituições de ensino particulares.

Continua depois da publicidade

Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp

O resultado da primeira chamada deve ser divulgado no dia 4 de fevereiro, enquanto a segunda chamada inicia no dia 28 de fevereiro. Os interessados também podem manifestar interesse na lista de espera nos dias 26 e 27 de março, com o resultado no dia 1° de abril.

As bolsas integrais oferecem desconto de 100% na mensalidade. Essa modalidade está disponível para quem possui a renda familiar bruta mensal por pessoa até 1,5 salário mínimo. Já as parciais, oferecem bolsas de 50%, onde os estudantes precisam ter a renda familiar bruta mensal por pessoa até o valor de três salários mínimos.

Como se inscrever

A inscrição para o processo seletivo é gratuita e deve ser feita pelo Acesso Único com o login utilizado no gov.br. O Prouni possui alguns requisitos para a inscrição, sendo o principal deles a participação no Enem na edição de 2023 ou 2024, tendo somado, no mínimo, 450 pontos e não ter zerado na redação.

Continua depois da publicidade

Além disso, é necessário ter concluído o ensino médio. Ou seja, treineiros não podem participar. Uma das condições abaixo também deve estar contemplada:

  • Ter feito o ensino médio integralmente em escola da rede pública; 
  • Ter feito o ensino médio integralmente em instituição privada na condição de bolsista integral da respectiva instituição;  
  • Ter feito o ensino médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em instituição privada na condição de bolsista integral da respectiva instituição;
  • Ter feito o ensino médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em instituição privada na condição de bolsista parcial da respectiva instituição;  
  • Ter feito o ensino médio integralmente em instituição privada na condição de bolsista parcial da respectiva instituição ou sem a condição de bolsista;  
  • Ser uma pessoa com deficiência na forma prevista na legislação;  
  • Ser professor da rede pública de ensino, exclusivamente para concorrer aos cursos de licenciatura e pedagogia, destinados à formação do magistério da educação básica. Neste último caso, não é aplicado o limite de renda exigido aos demais candidatos. 

Duas opções de curso

Durante o período de inscrições, o candidato pode indicar até duas opções de curso, com a instituição de ensino e o turno que deseja cursar. É importante que as opções sejam selecionadas de acordo com a ordem de preferência.

O candidato ainda pode escolher se vai disputar as vagas na modalidade de ampla concorrência ou de cotas — pessoas com deficiência e autodeclarados pretos, pardos e indígenas. Todos os dias, a nota parcial mudará para o curso escolhido e, portanto, o candidato deve estar atento, pois pode mudar a opção escolhida.

Continua depois da publicidade

Ao final, valerá a última opção marcada até o término das inscrições.

Fies e Prouni

Caso o estudante não consiga a bolsa integral no curso escolhido e queira um outro meio de arcar com os custos da outra metade do valor da mensalidade, o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) é uma opção.

O Ministério da Educação destaca que é necessário que a instituição e o curso tenha oferta de vagas no programa de financiamento.

Leia também

O que é o Prouni e quando o programa foi criado?

Resultado do Sisu é divulgado com um dia de atraso