Após mobilizar voluntários em toda a cidade na primeira edição, em 2015, o movimento 100em1Dia Blumenau já registrou 82 inscrições de pessoas e grupos interessados em promover intervenções para transformar e melhorar a cidade neste ano. Neste ano, o 100em1Dia Blumenau ocorre no dia 11 de junho. Os interessados podem se inscrever até o dia 1º de junho com sugestões de eventos, mutirões ou gestos que possam contribuir com a melhoria da cidade.
Continua depois da publicidade
Entre as intervenções já confirmadas destacam-se sessões de fotos em paisagens urbanas, pintura e revitalização de praças e escolas, prática de ioga e pilates e diversas interações de convivência em locais como a Rua XV de Novembro e o Parque Ramiro Ruediger. As primeiras intervenções já estão sendo divulgadas na página do evento na internet (100em1diablumenau.com.br/intervencoes) e os interessados podem confirmar participação.
No ano passado, foram realizadas 140 intervenções que mobilizaram cerca de 2 mil pessoas. O número de ações neste ano não deve superar o de 2015, mas a co-organizadora do 100em1Dia, Tatiana de Araújo, conta que o público vem sugerindo ações mais pensadas e estruturadas, com grupos maiores, que ganham forma com ajuda da organização.
– O número de intervenções não representa tudo. O que estamos gostando muito neste ano é que as pessoas estão com uma consciência maior de participação coletiva, há menos ações isoladas e mais envolvimento entre os grupos. Nosso objetivo é que pessoas trabalhem pela cidade que elas querem. Nesse período que estamos vivendo, é muito importante entender que há coisas em que não é preciso esperar a política. É uma conquista quando percebemos que podemos arrumar uma praça ou recuperar um espaço público. Dessa forma as pessoas se sentem parte da cidade – conta.
A organização do 100em1Dia Blumenau reúne 22 pessoas. Mais informações sobre inscrições podem ser feitas pela página 100em1diablumenau.com.br/participe.
Continua depois da publicidade