Em busca de projetos sociais instigantes e inspiradores, o Instituo Guga Kuerten (IGK) realiza a 14ª edição do prêmio IGK, que revelará seus vencedores no dia 23 de agosto de 2016 no Teatro Pedro Ivo, em Florianópolis. As inscrições estão abertas até 31 de julho. O projeto faz parte das ações do instituto, que já atendeu, por meio do esporte e da educação, mais de 63 mil pessoas — entre crianças, pessoas com deficiência e professores — em 178 cidades de Santa Catarina.
Continua depois da publicidade
Veja mais sobre Gustavo Kuerten
Outras sobre tênis
Saiba como se inscrever para o prêmio
Continua depois da publicidade
— A gente circula pelo Estado, já visitou 178 municípios, e vê como tem projetos com pouca repercussão na imprensa e sem condições de fazer essa comunicação. Vibramos muito quando recebemos as inscrições. Porque algumas entidades não tem condições financeiras de fazer esse trabalho — garante Alice Kuerten, presidente do IGK e mãe do tricampeão de Roland Garros Gustavo Kuerten.
DC Esportes: Alice Kuerten fala sobre o 10º prêmio IGK
— Acredito que as instituições têm mais recursos hoje em dia, nós mesmos do Instituto Guga damos cursos de capacitação para gestão dos projetos. É um outro momento, mas que ainda está longe de ser perfeito. Recebemos muitos projetos que chegam com muitas informações faltando, coisas confusas. Porque as pessoas esquecem que nós não conhecemos todos os projetos e por isso têm que ser bem descritos na relação dos prêmios — lembra Alice.
Apresentações marcam a festa
Dentro do IGK foi criado o Fundo de Apoio a Projetos Sociais (FAPS), que suporta várias regiões do Estado a cada ano.
Continua depois da publicidade
— É algo que conseguimos viajar pelo Estado, conheço cada pedacinho de Santa Catarina e as nossas estradas — conta Alice.
Essa diversidade do projeto, que tenta atender toda SC, trará em agosto, no palco do Pedro Ivo, apresentações de institutos de todo Estado.
— Essas apresentações são como grande troféus para eles. Tem um grupo de cadeirantes que já se apresentou duas vezes seguidas por ser um sucesso de público. Tanto que alguns ali se levantaram das cadeiras pela primeira vez por causa da dança. É muito intenso.
Continua depois da publicidade
O esporte é a chave condutora do IGK Assim, um dos braços do projeto é o Campeões da Vida, um programa que busca a inclusão social das crianças e adolescentes por meio da prática do tênis. Muitas delas são iniciadas na modalidade a partir do projeto. Atualmente são atendidos 720 pequenos e pequenas, de sete a 15 anos, em sete núcleos — em São José, Palhoça, Biguaçu, Campos Novos e três em Florianópolis.
Para conferir, basta clicar na imagem abaixo.