Inovar em coberturas que se repetem todos os anos é um dos mais árduos desafios do jornalismo. Como não fazer mais do mesmo, antecipar tendências, ser interessante e relevante? O responsável por uma grande sacada do Diário Catarinense no verão 2013 buscou em uma de suas paixões inspiração para tal. Em setembro de 2012, em meio ao Congresso de Jornalismo da RBS, cujo tema foi Fazer a Diferença e teve a presença de 500 dos 1069 profissionais do grupo, o subeditor Fabiano Moraes apresentou a ideia Surfe com o DC.

Continua depois da publicidade

Em um vídeo de um minuto, o jornalista de 37 anos conseguiu aliar os elementos que colocam Santa Catarina no topo da lista dos destinos de verão – belezas naturais, altas ondas e a presença maciça de celebridades – ao amor pelo surfe.

A ideia era plotar uma prancha com a marca DC e convidar famosos a pegar essa onda com o jornal, em meio a um bate papo descontraído, transformado em conteúdo multimídia para as plataformas impressas e digital. Uma ideia simples e aceita tão logo apresentada. Fabiano usou ainda os conhecimentos do MBA em Gestão Empresarial para colocá-la em prática. Chamou o surfista Guga Arruda para confeccionar duas pranchas. Garantiu parcerias com Rip Curl e Lojas Sul Nativo para obter roupas apropriadas e acessórios. E dedica-se a tornar o projeto realidade.

Guga Arruda, Dazaranha e Natirruts já fizeram suas “surfe sections”. Neste domingo, é a jornalista Camille Reis, apresentadora do Estúdio Santa Catarina, quem cai na água.

– Já tinha tentado surfar poucas vezes sem muito sucesso. Como adoro um desafio, amo fazer esporte e sou apaixonada por praia, topei de cara o convite do DC – sabendo que não seria fácil mas seria divertido. E não deu outra: o dia estava lindo, a água do mar, quentinha, tinha um monte de gente aprendendo a surfar na Barra da Lagoa e curti muito a brincadeira, apesar de não ter conseguido ficar de pé na prancha. Valeu o astral! – revela Camille.

Continua depois da publicidade

O cantor Armandinho e o surfista profissional Gabriel Medina serão os próximos a terem suas performances divulgadas pelo diario.com.br. Todos foram para a água em companhia das lentes do também surfista Guto Kuerten. O fotojornalista de 40 anos – surfista há 30 – filma, fotografa, entrevista e ainda dá aulas, se necessário. Para escolher os melhores lances da jornada, a dupla conta com a fina edição de Alvarélio Kurossu, o único não-surfista do time. Uma parceria perfeita para uma ideia que alia inovação, paixão, jornalismo e prazer.

– Surfo há 23 anos. Quantas coisas na vida duram tanto tempo? – filosofa Fabiano.

E mesmo que você não seja um Kelly Slater, faça como Alvarélio e Camille: surfe este verão com o DC. Você vai gostar.