Florianópolis respira inovação. A veia tecnológica faz a cidade ser conhecida como o Vale do Silício Brasileiro e também ostentar o título de capital brasileira das Startups – recentemente, a ilha foi eleita como a melhor cidade do país para empreender. Tanta relevância também faz o setor ter um grande impacto positivo na economia: segundo a ACATE, somente na capital, são mais de 1700 empresas e cerca de 32 mil empregos diretos na área de tecnologia.
Continua depois da publicidade
Que Florianópolis queremos para amanhã? Evento gratuito debate o futuro da capital
Mais do que gerar empregos e fazer com que os olhos do mundo se voltem para Florianópolis, a tecnologia pode fazer muito mais pela nossa capital. Ela pode ser uma grande aliada para desenvolver um futuro planejado para a região, que carece de políticas públicas e iniciativas coletivas que olhem para os próximos anos com o intuito de possibilitar um crescimento responsável, respeitando questões ambientais e sociais e proporcionando à cidade um desenvolvimento sustentável.
A boa notícia é que, nos últimos anos, Florianópolis vem recebendo inúmeras iniciativas tecnológicas que visam contribuir para um futuro de sustentabilidade. Algumas ações são do poder público através dos governos estadual e municipal, outras são de universidades e também de startups. Boa parte dessas iniciativas também são frutos das chamadas Parcerias público-privada (PPP) ou de interações da prefeitura com a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).
Uma dessas iniciativas está chamando a atenção. Recentemente, começou a circular na capital o primeiro ônibus 100% elétrico da capital. O veículo, com capacidade para 76 passageiros, está em período de testes e deve se tornar comum na frota do transporte coletivo de Florianópolis. Menos poluente, mais silencioso e com consumo otimizado de energia, é um bom exemplo de como a tecnologia e a inovação podem ser grandes aliadas da sustentabilidade.
Continua depois da publicidade
Usando a tecnologia para um futuro sustentável
Mas a capital catarinense pode usufruir muito mais do ambiente que respira inovação para construir um futuro sustentável. Minimizar os impactos ambientais sem frear o desenvolvimento urbano, social e econômico é um grande desafio para Florianópolis, mas que pode ser superado com o auxílio da tecnologia.
Algumas ferramentas tecnológicas já estão sendo usadas e, aos poucos, se tornando comum na sociedade. Os carros elétricos, impressoras 3D e reciclagem de materiais para criar novos produtos são alguns desses exemplos. A Inteligência Artificial, cada vez mais em alta, também pode ser aproveitada para otimizar recursos em áreas como a construção civil – um dos setores que mais deve enfrentar dificuldades nos próximos anos, especialmente por questões geográficas.
A tecnologia também tem sido fundamental em um tema primordial para o futuro da sociedade: a transição energética. Fontes renováveis e limpas, otimização de consumo e sistemas inteligentes de armazenamento e distribuição são alguns dos pontos aprimorados pela tecnologia, que permite que modelos como a energia solar e eólica ganhem espaço na comunidade e se tornem mais acessíveis.
Temas de debate
Inovação e sustentabilidade são alguns dos assuntos que serão tratados no Floripa Amanhã, evento gratuito que vai acontecer entre os dias 13 e 15 de dezembro, no Jardim Botânico localizado no bairro Itacorubi. O encontro vai promover talks e mesas-redondas com especialistas convidados, colocando em pauta os desafios da capital catarinense para um futuro equilibrado e sustentável.
Continua depois da publicidade
— O Floripa Amanhã representa uma oportunidade única para refletirmos sobre o futuro que queremos construir juntos para nossa cidade. Mais do que apenas debater os desafios, o evento é um espaço para cocriar soluções inovadoras e fortalecer os laços entre os diferentes setores da sociedade. Queremos inspirar pessoas a enxergar Florianópolis como um exemplo de equilíbrio entre desenvolvimento, cultura e preservação ambiental, e ao mesmo tempo projetando um futuro mais sustentável — ressalta Fernando Ligório, responsável pela captação de recursos do evento.
Além dos debates, o evento conta com uma ampla programação cultural, com música, apresentações teatrais, de dança e mostras artísticas, entre outras atrações.
O Encontro Floripa Amanhã é uma realização da Desterro Società, com curadoria da Oasis Soluções Sustentáveis e coprodução da Hit Makers. Incentivo da Claro e Condor por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura (PIC), Governo de Santa Catarina, Fundação Catarinense de Cultura e Incentivo do Grupo Habitasul por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura (LIC), Prefeitura de Florianópolis, Fundação Franklin Cascaes.