O cenário do mercado de trabalho está em constante transformação, especialmente nas últimas décadas. Impulsionadas principalmente pelo avanço tecnológico, as mudanças começaram a acontecer porque a maioria das empresas precisa de produtividade constante, além de capacidade de adaptação dos colaboradores. Por isso, saber se manter inovador e criativo no mercado de trabalho passou a ser uma demanda essencial para o profissional moderno.
Continua depois da publicidade
Para discutir sobre as novas necessidades de inovação do mercado de trabalho atual, esse foi o tema da primeira edição do CBN Carreiras, um programa em formato de videocast que debate as principais transformações e oportunidades do mercado de trabalho no contexto atual. O convidado da vez é o professor Thiago Marques, que atua na área de marketing e costumer sucess.
Fator determinante para o sucesso
Hoje, a inovação não é apenas uma qualidade a mais para se ressaltar no currículo ou nas entrevistas de emprego. Ter um perfil inovador emergiu e se tornou um fator determinante para o sucesso das empresas, e consequentemente, dos colaboradores e das carreiras. Atualmente, inovar não é apenas visto como algo revolucionário, mas pode estar presente em pequenas mudanças do dia a dia, como uma nova dinâmica de trabalho, ou mudança sutil no modelo de negócio das empresas.
Neste contexto, é impossível deixar de mencionar as tecnologias, que estão em constante evolução. A cada momento, surge uma forma mais prática ou eficiente para realizar uma demanda, o que resulta em menos custo e mais agilidade para as empresas. Neste contexto, os profissionais modernos devem estar abertos para lidar com essas novidades, e assim, seguirem representando produtividade e eficiência nos cargos em que atuam.
Novidades como automação de processos, inteligência artificial e análise de dados são assunto em alta, que contribuem para o sucesso das empresas. Em contraponto, essas novas tecnologias têm revolucionado o mercado de trabalho de forma brusca, sendo responsáveis por eliminar as tarefas repetitivas e rotineiras. Diante dessa condição, os profissionais tornam-se mais livres para explorar os talentos que apenas a mente humana pode entregar: criatividade, estratégia e inovação.
Continua depois da publicidade
Outro desafio constante, exigido pelo mercado de trabalho atualmente, é a capacidade de interpretar os dados gerados por inteligência artificial e, a partir deles, gerar insights que permitam uma rápida resposta. A capacidade de adaptação a essas tecnologias é essencial para garantir a relevância no mercado de trabalho em constante evolução.
Criatividade e dinamismo
Engana-se quem pensa que a inovação se resume em usar ferramentas tecnológicas. Ela se apresenta na capacidade de buscar soluções criativas para evoluir e melhorar processos. Para estimular este tipo de pensamento nos funcionários, as empresas também precisam ter iniciativa: abraçar os processos inovadores e impulsionarem seus funcionários a pensarem de forma ‘fora da caixa’, pensarem em novas abordagens, e principalmente, não terem medo de executar um novo projeto ou desenvolver as demandas de uma forma diferente. Um ambiente criativo permite aprender com os fracassos e celebrar os sucessos, estimulando novas inovações.
Esse processo também tem estimulado mudanças significativas na hierarquia de trabalho. Modelos de liderança mais rígidas estão sendo substituídas por estruturas mais horizontais e colaborativas, em que embora exista uma liderança para coordenar as ações, todos têm a liberdade de participar e tomar decisões. A ideia é promover a troca livre de conhecimentos, independentemente do nível hierárquico.
Outra característica fundamental da inovação no mercado de trabalho é a valorização das soft skills, a exemplo da sociabilidade e das relações intrapessoais. Conforme as máquinas lidam com as tarefas burocráticas, que não mais exigem esforço humano, as habilidades de interação, negociação e diálogo se fortalecem. Saber se comunicar de forma fluida e compreensível com os colegas de profissão, para valorizar e contribuir com os conhecimentos de cada um, também é uma abordagem inovadora.
Continua depois da publicidade
A empatia, a inteligência emocional, a comunicação eficaz e o trabalho em equipe tornaram-se habilidades essenciais para o sucesso profissional. A capacidade de compreender as necessidades e desejos dos clientes, colegas de trabalho e parceiros de negócios é o que diferencia os profissionais em um ambiente de trabalho cada vez mais globalizado e movido pelas tecnologias.
Saiba mais sobre o assunto assistindo o videocast do CBN Carreiras, com o convidado Thiago Marques: