Nesta sexta-feira, o palco da Expogestão, em Joinville, recebeu quatro palestrantes que tiveram a missão de disseminar seus ensinamentos de sucesso para o público de cerca de 1,5 mil pessoas.

Continua depois da publicidade

Admirado em notar a arena do Centreventos Cau Hansen lotada logo no início da manhã fria na cidade, Charles Leadbeater, referência mundial em inovação que trabalhou como assessor do ex-primeiro ministro britânico Tony Blair, falou que a inovação deve ser feita de um jeito simples.

– Quando você fica aberto para pensar diferente, a ideia para uma inovação aparece onde menos se espera. Você precisa saber por que ela vale a pena, perceber novas possibilidades e criar uma cultura colaborativa. Tenha um relacionamento com os clientes frustrados. Você vai acabar aprendendo com eles os detalhes de como aprimorar as coisas para o futuro -, indicou Leadbeater.

A relação com os clientes foi ainda mais destacada com a palestra de Ricardo Nunes, presidente do Grupo Máquina de Vendas, que contou sua história e como venceu a concorrência.

Continua depois da publicidade

Ele abriu o painel “Made in Brazil”, que contou ainda com a participação de Marcio Fernandes, presidente do Grupo Elektro, e Jayme Garfinkel, presidente da Porto Seguro.

– Não existe receita pronta. Existem princípios que devem ser aplicados. Simplicidade, cuidado com a vaidade, respeito e gratidão são pontos que precisam ser executados em qualquer tipo de negócio – argumentou Nunes.

Em seguida, o presidente do Grupo Elektro, Marcio Fernandes, que comanda uma das melhores companhias para se trabalhar no Brasil, falou do sistema de gestão de pessoas implantado na empresa.

Continua depois da publicidade

– Todo mundo tem um sonho. O papel da empresa é ajudar o funcionário a chegar lá. Na nossa empresa, temos um sistema de gestão diferente, sem burocracias. Não há nada melhor para a lucratividade de uma empresa do que seus funcionários trabalhando felizes. No nosso caso, eles realmente têm vontade de trabalhar e o resultado disso é transformado em eficiência. Devemos criar paixão nas pessoas – afirmou Fernandes.