O Instituto de Metrologia de Santa Catarina (Imetro/SC) começou nesta segunda-feira uma operação para fiscalizar os materiais escolares comercializados. Em Itajaí e Balneário Camboriú estão sendo recolhidas amostras de itens como cola, cadernos, folhas e massa de modelar em redes de supermercados.

Continua depois da publicidade

A operação Volta às Aulas continua ao longo desta semana. A intenção é atestar que os produtos estão de acordo com a descrição. Análises em laboratórios apontam, por exemplo, se as dimensões e o número de folhas dos cadernos estão corretos.

Caso haja alguma irregularidade, os produtos serão encaminhados ao laboratório do Instituto para testes. De acordo com o presidente do Imetro/SC, Luiz Carlos Silva, a fiscalização ocorre o ano todo, porém é intensificada neste período em razão da grande procura por materiais escolares.

– O consumidor não tem como saber se o número que está escrito no item corresponde à quantidade real e esse é o papel do Imetro/SC.

Além da fiscalização, os servidores do Inmetro estão alertando os comércios para uma legislação que passará a valer no próximo ano. A partir de fevereiro de 2015, todos os produtos só poderão ser colocados à venda com a marca do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro).

Continua depois da publicidade

A operação também está sendo realizada nas regiões da Grande Florianópolis, de Tubarão, de Joinville e de Chapecó.