O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta vermelho de “grande perigo” para chuvas e tempestades no Rio Grande do Sul e Santa Catarina. As fortes chuvas devem continuar pelo menos até sábado (4). Os temporais oferecem grande risco de alagamentos, transbordamentos de rios e deslizamentos de encostas.

Continua depois da publicidade

Entre na comunidade exclusiva de colunistas do NSC Total

São esperados volumes acima de 60 milímetros por hora ou acima de 100 milímetros por dia, segundo o instituto. As áreas mais afetadas em SC devem ser as regiões Serrana, Oeste Catarinense, Vale do Itajaí, Noroeste Rio-grandense, Grande Florianópolis, Nordeste Rio-grandense, Sul Catarinense, Metropolitana de Porto Alegre, Sudoeste Paranaense.

RS tem 50 mortos e cerca de 70 desaparecidos por causa das chuvas

Também há um alerta de perigo para ventos de até 100 km por hora e queda de granizo. A tempestade de ventos pode ocasionar corte de energia elétrica, estragos em plantações e queda de árvores. Segundo o Inmet, é importante que habitantes dessas regiões desliguem aparelhos elétricos e o quadro geral de energia da residência, observem alteração nas encostas e permaneçam em local abrigado.

Continua depois da publicidade

Veja as regiões que serão mais atingidas pela chuva

Alerta de chuvas (Foto: Divulgação, Inmet)

Influência do El Niño nas chuvas

O Inmet explica que, o período entre o final de abril e o início de maio de 2024, ainda tem influência do El Niño. O fenômeno responsável por aquecer as águas do Pacífico, ajudou a bloquear as frentes frias e concentrar as áreas de instabilidade no Rio Grande do Sul causando a chuva mais intensa em parte do estado gaúcho e sul de Santa Catarina nos últimos dias.

Autoridades catarinenses dão suporte ao RS

*Sob supervisão de Raquel Vieira

Leia também

Alerta sugere evacuação de algumas regiões de Porto Alegre devido a alagamentos e chuvas

Caixa libera saque do FGTS a afetados por chuvas no RS