O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta laranja de “perigo” e um alerta amarelo de “perigo potencial” para tempestades em Santa Catarina neste sábado (18). O aviso é válido até o final da noite e inclui todas as regiões do Estado. Segundo o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC), municípios do Litoral Norte e Grande Florianópolis ainda têm chances de deslizamentos devido às fortes chuvas dos últimos dias

Continua depois da publicidade

Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp

Segundo o Inmet, há chance de chuva de 100 milímetros, com ventos intensos entre 60km/h e 100 km/h. O órgão recomenda que a população fique atenta aos cortes de energia, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas. 

Veja fotos dos estragos das chuvas em SC

Continua depois da publicidade

Risco de deslizamentos 

O CBMSC reforçou neste sábado o alerta emitido pela Defesa Civil Estadual sobre os riscos de deslizamentos na Grande Florianópolis e no Litoral Norte, regiões atingidas pelas tempestades de quinta-feira (16) e sexta-feira (17)

Conforme o órgão, a saturação do solo, combinada com a previsão de novas chuvas nos próximos dias, aumenta significativamente o risco de deslizamentos. Como o solo permanece encharcado e sem tempo suficiente para absorver e escoar a água, o CBMSC orienta a população em áreas de risco a permanecer em alerta.

— Recomendamos que as pessoas que vivem em encostas ou áreas já afetadas pelas chuvas fiquem atentas a sinais de perigo, como trincas no solo ou movimentação de terra. Caso percebam qualquer indício de risco, é fundamental buscar imediatamente um local seguro — destaca o tenente-coronel Zevir Aníbal Cipriano Júnior.

Os bombeiros atendenderam 433 ocorrências em 37 municípios devido às chuvas. Os temporais deixaram 13 cidades catarinenses em situação de emergência, além de uma morte e mais de 880 pessoas fora de casa, entre desabrigados e desalojados.

Continua depois da publicidade

Leia mais

Pessoas ilhadas, veículos arrastados e caos no trânsito: SC sofre com chuvas torrenciais

Chuva torrencial faz SC-401 em Florianópolis virar “rio” e via é interditada sentido Norte