Santa Catarina está entre os estados com alerta laranja para chuvas intensas entre esta quinta (7) e sexta-feira (8). Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o volume total de chuva pode chegar a 100 milímetros em 24 horas, com ventos de até 100 quilômetros por hora.

Continua depois da publicidade

Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp

O alerta foi emitido também para áreas do Amazonas, Pará, Tocantins, Bahia, Minas Gerais e Rio de Janeiro, e para todo o Estado do Paraná, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Rondônia, Goiás e no Distrito Federal.

Em Santa Catarina, o alerta é para regiões como o Oeste, Vale do Itajaí, Grande Florianópolis e Norte. O aviso segue até a manhã de sexta.

Chuvas causam estragos e deixam desabrigados no Planalto Norte de SC

Continua depois da publicidade

Chuva intensa causou estragos em SC

A chuva já tem causado estragos em Santa Catarina desde terça-feira (5). De acordo com a Defesa Civil do Estado, as fortes precipitações são causadas pela passagem de uma frente fria, acompanhada pela circulação marítima.

Até agora, as regiões Oeste e Extremo Oeste foram as mais afetadas. Em São Domingos, ao menos 12 casas foram atingidas por inundações, e quatro ruas precisaram ser interditadas. Os Bombeiros Militares resgataram 16 pessoas, assim como animais. Duas delas precisaram de atendimento médico e foram encaminhadas ao Pronto Socorro.

No Extremo Sul, as cidades de Jacinto Machado, Meleiro e Timbé do Sul tiveram interdições de vias. Em Jacinto Machado, uma ponte sobre o Rio Pinheirinho rompeu. Os danos ainda estão sendo avaliados.

Na Foz do Rio Itajaí, Itajaí e Navegantes foram registrados alagamentos pontuais. Em Luiz Alves houve pontos de enxurradas e deslizamentos, e as aulas foram suspensas. Não há registro de desalojados ou residências atingidas, no entanto.

Continua depois da publicidade

Em Penha, além dos alagamentos e deslizamentos em vários pontos, as aulas também foram suspensas, mas sem impacto direto em casas.

Até a tarde desta quinta, apenas o município de São Domingos sinalizou a necessidade de decretar situação de emergência. Não houve solicitações de itens de assistência humanitária (IAH), de acordo com a Defesa Civil.

Frente fria deixa tempo instável

O tempo instável no Estado tem relação com uma frente fria que atua sobre Santa Catarina nos últimos dias. Esse sistema, que avança rapidamente, trouxe temporais com chuvas intensas. Segundo a Defesa civil, a situação é mais preocupante na Grande Florianópolis, onde o solo encharcado aumenta o risco de deslizamentos.

A partir de sexta-feira (8), a frente fria deve começar a se afastar do Estado. O sol volta a aparecer pela manhã em partes do Oeste e dos planaltos. No litoral e no Vale do Itajaí, o tempo tende a melhorar ao longo do dia. O fim de semana promete tempo firme e predominância de sol em todo o Estado, segundo a Defesa Civil.

Continua depois da publicidade

Leia também

Jaraguá do Sul tem previsão de inundação gradual nas próximas horas, diz Defesa Civil

Quatro pessoas são resgatadas após ficarem ilhadas por causa da chuva no Sul de SC