Ufa, 2017 está aí. Para o torcedor do Metropolitano eis a oportunidade para cumprir uma almejada resolução de fim de ano, repetida desde o Réveillon de 2010: ver o clube conquistar o acesso à Série C do Brasileiro. Com sete campanhas frustradas na quarta divisão nacional até aqui e a 19 dias de celebrar 15 anos de fundação, o clube acumula experiência de sobra para atingir a meta. Objetivo traçado pelo próprio presidente Pedro Nascimento.
Continua depois da publicidade
Para isso, o Metrô iniciou nesta segunda-feira os trabalhos de preparação de olho na nova temporada. A maioria dos 28 jogadores contratados para disputar o Campeonato Catarinense se apresentou ao treinador Cesar Paulista e a comissão técnica na Associação Atlética da Altona, na Itoupava Central. Sete atletas (o zagueiro Elton, os laterais Breno, Juninho e Maranhão, mais os volantes Elber e Valkennedy, e o atacante Trípodi) são aguardados para chegar à cidade nesta terça-feira.
É tentador escrever que a bola começou a rolar para o Metrô. Mas não é verdade. As bolas Penalty modelo S11, que chamam a atenção pelos detalhes em roxo e laranja, foram deixadas de lado.
Para a decepção de dezenas de torcedores presentes no local, curiosos em conhecer as novidades e rever nomes conhecidos – como o zagueiro Junior Fell e o meia Thiago Cristian -, os jogadores fizeram exercícios físicos sob o comando do preparador Clauter Barros. Esse será o programa dos atletas pelos próximos dias.
– Treino com bola, só na sexta-feira – avisa o comandante, que planeja mesclar trabalhos físicos com técnicos.
Continua depois da publicidade
Pelo menos a brisa que soprava na região nesta segunda-feira serviu de refresco para os atletas. Artigo de luxo nesse período de ano, convenhamos. O ritmo de treinos será intenso, afinal, a estreia no Estadual é daqui a 26 dias, contra o Tubarão, no Estádio do Sesi. O primeiro compromisso de um ano que terá calendário cheio: Catarinense e início da Série D do Brasileiro no primeiro semestre, e Copa Santa Catarina, que deve ser disputada no último trimestre (ela dará ao campeão uma vaga na Copa do Brasil de 2018).