O grande Festival de Surfe que o Billabong Costa do Sauipe WQS vai promover para marcar a estréia da Bahia no Circuito Mundial de Surfe Profissional teve seu início tranferido para a próxima terça, dia 14. Devido ao fuso horário e a longa viagem com conexões em diversos países, a maioria dos competidores não conseguiria chegar nesta segunda, então os organizadores decidiram transferir o início do prazo da competição para terça na Costa do Sauípe.
Continua depois da publicidade
Até o próximo domingo, grandes nomes do surfe brasileiro e as maiores promessas do mundo estarão representando 15 nações no litoral norte baiano. Como os australianos Adrian Buchan e Shaun Cansdell, o norte-americano Gabe Kling e o sul-africano Daniel Redman, que lideram a corrida pelas 15 vagas na lista que o WQS indica para completar a elite mundial do ASP World Championship Tour.
Um total de 26 brasileiros foi competir na 13ª etapa do World Qualifying Series nas Ilhas Maldivas e serão mais de 100 defendendo o país no 5 estrelas da Bahia. Pela relação dos surfistas que confirmaram suas inscrições antecipadamente, conforme a regra do circuito mundial, o maior esquadrão estrangeiro no Billabong Costa do Sauipe WQS vem dos Estados Unidos, que estará representado por 27 surfistas e, ainda, por mais 16 havaianos. Além deles, os brasileiros enfrentarão 19 australianos, 10 sul-africanos, cinco espanhóis, quatro franceses, com a Inglaterra, Portugal, Tahiti e Porto Rico participando com dois surfistas cada e a Itália, Venezuela, Ilhas Canárias e Ilha Reunião participando com um atleta no Festival de Surfe que vai agitar um dos melhores resorts do mundo.