O ônibus que tombou na Serra Dona Francisca, entre Campo Alegre e Joinville, passou pelas primeiras análises da perícia da Polícia Científica na terça-feira (4). A investigação busca apontar a causa do acidente que deixou 24 pessoas feridas. O laudo oficial deve ser finalizado em até 10 dias, mas as primeiras informações, conforme a Polícia Científica, indicam que o tacógrafo do veículo não registrou dados de percurso.

Continua depois da publicidade

Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp

De acordo com a Polícia Científica, foram analisados os danos decorrentes do acidente e coletadas as informações sobre o estado do sistema de freios, principalmente sobre o desgaste das lonas.

Veja fotos do acidente

Continua depois da publicidade

A análise inicial da perícia constatou que o tacógrafo do ônibus estava sem os discos. Este aparelho contém o registro sobre a velocidade do veículo durante todo o trajeto, além do tempo de uso e distância percorrida, o que permitiria verificar se o motorista teria feito alguma parada para descanso.

Segundo informações do Delegado da Polícia Civil, Rodrigo Bueno Gusso, a documentação e a autorização de funcionamento do veículo ainda estão passando por análise. As vítimas do acidente também serão ouvidas.

A Viação Canoinhas, empresa responsável pelo transporte, afirmou em nota ao NSC Total que irá aguardar o laudo pericial para prestar esclarecimentos e providências.

Confira a nota na íntegra:

A Viação Canoinhas informa que que até o presente momento não teve acesso as informações e laudos referente a perícias realizadas no ônibus de sua frota, o qual se envolveu em um acidente na Serra Dona Francisca no dia 26/01/2025. O ônibus já está em posse da empresa. Aguardamos os laudos para esclarecimentos e providências.

Continua depois da publicidade

Documentos de aferições de tacógrafo, condições de pneus, revisões mecânicas e elétricas estão à disposição para verificação dos órgãos oficiais, bem como documento do motorista. Importante ressaltar, que uma perícia bem detalhada deve ser feita afim de distinguir o que de fato possa ter falhado ocasionando o acidente e o que hoje se encontra danificado devido ao impacto do acidente.

Relembre o acidente

O ônibus tombou na manhã de 26 de janeiro, na SC-418, na Serra Dona Francisca, entre Campo Alegre e Joinville, no Norte de Santa Catarina. Conforme informações do Corpo de Bombeiros (CBMSC), 46 pessoas, entre elas adolescentes, estavam no veículo que havia saído de Canoinhas com destino ao parque Beto Carrero World, em Penha.

Na ocasião, uma mulher ficou presa às ferragens e precisou ser resgatada. As vítimas sofreram lesões leves e moderadas e foram encaminhadas aos hospitais da região.

*Sob supervisão de Leandro Ferreira

Leia também

Suspeito de liderar facção na Bahia é preso em Barra Velha

Homem que matou idoso após ida em bar é condenado em SC

MP investiga suposto abandono de casa enxaimel mais antiga de Jaraguá do Sul