Havia certa desconfiança sobre os números de público antes do início da 36ª edição da Oktoberfest Blumenau. O motivo é que neste ano o feriado de 12 de outubro seria no sábado, enquanto no ano passado foi na sexta-feira, o que contribuiu para que a festa tivesse mais visitantes também na quinta-feira e no fim de semana. O público total em 2018 foi de 592.291 pessoas, crescimento de 4,27% em relação ao ano anterior.

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De forma um tanto surpreendente, o público deste ano tem sido diariamente maior que o registrado em 2018. Conforme dados da organização, 222.229 pessoas estiveram no Parque Vila Germânica durante os primeiro oito dias de festa deste ano, número 47,8% maior que o registrado no mesmo período do ano passado — quando foram 150.291 visitantes.

Porém, é necessário considerar o fator do calendário da festa. Os números não levam em conta o público que compareceu à festa no feriado de 2018, pois ocorreu no segundo fim de semana, enquanto o dia 12 de outubro deste ano está incluído no cálculo. Portanto, a tendência é que o percentual diminua no próximo fim de semana.

Mesmo sem o feriado prolongado, o dia 12 de outubro trouxe 71.014 pessoas para a festa em 2019. O número é próximo ao sábado do feriado prolongado do ano passado, de 71.142 visitantes, recorde de público em um dia da Oktoberfest desde 2013 — ano em que a organização da festa assinou um Termo de Ajustamento de Conduta que limita a capacidade do Parque Vila Germânica a 40.704 pessoas simultaneamente.

Esse recorde poderia ter sido quebrado na semana passada, de acordo com o secretário de Turismo e Lazer de Blumenau, Marcelo Greuel. Ele afirma que a organização deixou de vender cerca de cinco mil ingressos porque considerou que havia muito público nos pavilhões, o que poderia comprometer a qualidade da festa.

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Greuel admite que a expectativa antes do início da Oktoberfest era ter até 10% menos de público na edição deste ano, pois considera que o feriado impacta em três dias de festa e representa cerca de 70 mil pessoas a menos. O dirigente destaca que o foco da organização é manter a qualidade da festa, mas reconhece que o aumento de público é importante para reverter a arrecadação em outros eventos de Blumenau.

— A Oktoberfest subsidia outros eventos importantes em Blumenau como a Sommerfest, a Magia de Natal e a Vila de Páscoa. O poder que a Oktoberfest tem de estimular o comércio é muito forte. E também percebemos que as ações criadas 30 dias antes da festa surtiram efeito, porque vemos ainda mais moradores de Blumenau — afirma.

O secretário reconhece que o número de visitantes deve diminuir neste fim de semana em comparação ao ano passado, mas espera que uma procura maior na sexta-feira e sábado que encerram a festa. A expectativa é manter o público registrado no ano passado, o que seria considerado pela organização um crescimento expressivo por ser um ano sem o feriado prolongado.

Festa tem crescimento na venda de alimentação e bebidas

Com mais público no Parque Vila Germânica, as vendas de bebida e alimentação dentro dos pavilhões também cresceu de forma considerável em relação ao ano passado. O consumo de chopes cresceu 30% nos oito primeiros dias de festa de 2019, enquanto os tickets de alimentação subiu 26%.

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Apenas na quarta e quinta-feira desta semana as vendas de produtos gastronômicos não superou não superaram o registrado em 2018, num possível prenúncio de números menores neste fim de semana pela comparação com o feriado prolongado do ano passado. O aumento mais representativo neste ano ocorreu no domingo, quando o crescimento do consumo de chope foi de 95% e de tickets de alimentação foi de 106%.

O efeito do dia 12 de outubro, mesmo sem o feriado prolongado, também é considerável. Na comparação com o sábado do “feriadão” de 2018, tradicionalmente o dia com maior público da festa, o consumo de tickets de alimentação neste ano teve redução de apenas 6%, enquanto de chope foi de 16%.

Os chopes especiais representaram o maior crescimento na venda de bebidas, tendência observada nos últimos anos da festa, com aumento de 50% em comparação a 2018. O consumo de chope pilsen subiu 40%, enquanto o coquetel de vinho teve redução de 4%.