Pode lhe soar estranho um blumenauense comprar um pacote de passeio para conhecer… Blumenau? Para muita gente, não. Prova disso é a adesão às iniciativas – algumas gratuitas – para explorar a cidade. De caminhadas a passeios que propõem mostrar faces pouco conhecidas do município, os projetos ganham corpo com novos eventos programados para o segundo semestre.

Continua depois da publicidade

Conhecer a própria cidade rendeu boas surpresas a Suely Hasse. Ela sempre viveu aqui, mas nunca desbravou os rincões das Itoupavas ou da região Sul, por exemplo. Suely mora na região central e trabalhou em funções que não lhe levaram a descobrir o que há atrás dos morros.

Leia também:

>> Secretaria de Turismo pretende criar novos roteiros de caminhadas

Continua depois da publicidade

>> Caminhada ecológica e cultura da Vila Itoupava acontece no final de agosto

Aposentada e apaixonada por explorar o Brasil viajando, viu nos passeios organizados por uma agência de turismo a oportunidade para, finalmente, conhecer melhor a cidade em que nasceu. Alguns lugares reviu, mas vários foram novidade. Entrou pela primeira vez na rua Belo Horizonte e pôde entender melhor a tragédia que assolou o local há duas décadas. As dezenas de pontilhões de madeira e quilômetros de estradas de terra pelo interior bucólico das Itoupavas surpreenderam, assim como as histórias.

– Agora eu vejo que não conhecia Blumenau. É incrível como há lugares lindos e ainda com ar de interior – conta Suely, que pretende seguir com os passeios, onde fez amizades e recuperou antigos laços.

Surpresas semelhantes às de Suely, Theodor Alexandre viveu e agora apresenta a mais pessoas. Interessado pela geografia e história da cidade, ele foi à Praça do Cidadão e conseguiu cópias de mapas que mostram mais detalhes de Blumenau do que os disponíveis na internet. Sócio da Darius Turismo há 14 anos, especializou-se em apresentar outros lugares aos clientes, mas se deu conta de que não conhecia plenamente a própria cidade. Com a família, resolveu ir aos lugares até então desconhecidos.

Continua depois da publicidade

Com os mapas em mãos, descobriu mirantes naturais, as belezas da região por ângulos diferentes, conheceu novas padarias e restaurantes. Ao final dos passeios, se deu conta de que poderia oferecer experiência semelhante aos clientes. O sócio de Alexandre chegou a duvidar que daria certo, mas hoje o passeio chegou à quinta edição. Todos lotados e já interessados para a sexta. Os roteiros geralmente duram um dia inteiro e são com as histórias de cada um dos cenários percorridos.

– Somos uma cidade riquíssima. Quase um minipaís em diversidade. Há belas paisagens e excelentes opções gastronômicas nos bairros – conta Alexandre.