Você já viu uma criança falar em criar a sua própria empresa ou fundar uma ONG para lutar pelos direitos da sua comunidade? É raro, e esse é exatamento o problema que um projeto do Sebrae/SC tenta atacar. A iniciativa, chamada Jovens Empreendedores Primeiros Passos, trabalha o incentivo ao empreendedorismo no ensino fundamental de escolas públicas de Santa Catarina, e chega a sua segunda edição neste ano.
Continua depois da publicidade
– Somos o único Estado do Brasil que só trabalha com escolas públicas – diz Fernando Cenirio dos Santos, coordenador do projeto.
Leia também:
:: SC tenta aplicar modelo de Florianópolis como polo tecnológico em outras 12 cidades do Estado
Continua depois da publicidade
:: Saiba mais sobre empreendedorismo
A expectativa é de que deverão ser atendidos pelo menos 25 municípios em todo Estado com cerca de 12 mil alunos participando do projeto. As inscrições estão abertas até sexta-feira, mas devem ser feitas pelas secretarias municipais de Educação, a pedido das escolas interessadas. O projeto insere conteúdos de empreendedorismo no ensino.
A metodologia apresenta práticas de aprendizagem que estimulam a autonomia do estudante e o desenvolvimento de comportamentos, habilidades e atitudes importantes para a gerência da vida pessoal, profissional e social. O Sebrae faz os treinamentos com os professores que então aplicam com seus alunos na sala de aula.
A solução é composta por nove cursos, um para cada um dos nove anos do ensino fundamental. São níveis de complexidade e de exercícios práticos diferentes, mas com objetivos comuns.
Continua depois da publicidade
No 1º ano: O mundo das ervas aromáticas; 2º ano: Temperos naturais; 3º ano: oficina de brinquedos ecológicos; 4º ano: Locadora de produtos; 5º ano: Sabores de cores; 6º ano: Ecopapelaria; 7º ano: Artesanato sustentável; 8º ano: Empreendedorismo social; e 9º ano: Novas ideias, grandes negócios.
Os assuntos possuem um encadeamento lógico, porém são independentes e o aluno pode participar a partir de qualquer ano. A professora Clara Deoracki, de Mafra, aplicou a metodologia com seus alunos em 2014 e viu bons resultados.
– Pudemos mostrar a elas que ser empreendedor é uma opção para o futuro – conta a professora.
Continua depois da publicidade
:: Inscrições
A adesão ao projeto deve ser feita pela Secretaria Municipal de Educação da cidade ou pelas as escolas estaduais que atuem com o ensino fundamental. Está aberto até o dia 27 de março o Edital de Adesão para o ano de 2015, para saber como participar entre no site www.sebrae-sc.com.br e procure pelo Edital, ou busque o Sebrae mais próximo. O projeto é oferecido gratuitamente para as escolas que aderirem ao Edital.
:: Veja o vídeo institucional da iniciativa