Com o intuito de promover e possibilitar o autocuidado com ênfase na adolescência e na vida adulta, a Prefeitura de Palhoça desenvolveu o Programa Ciclo, fornecendo absorventes higiênicos para mulheres que se encontram em situação de vulnerabilidade social e econômica. Inicialmente, a distribuição acontecia apenas nas unidades básicas de saúde no Vila Nova, no Frei Damião e no Brejaru. Em agosto do ano passado, os produtos de higiene íntima fornecidos pela Prefeitura passaram a estar disponíveis em qualquer uma das 22 unidades da rede municipal de saúde.

Continua depois da publicidade

Autocuidado

Imagine passar pelo ciclo menstrual sem poder adquirir um único pacote de absorvente íntimo. Essa é a realidade de milhares de mulheres no Brasil. De acordo com o relatório Livre Para Menstruar, produzido pelo movimento Girl Up, a chamada pobreza menstrual atinge uma em cada quatro adolescentes brasileiras. Por esse motivo, a Organização das Nações Unidas (ONU) estima que uma em cada dez meninas falte aula durante o período menstrual.

Além de trabalhar em prol da diminuição da pobreza menstrual, o Programa Ciclo prevê outras ações, como a ampliação do agendamento de exames preventivos e a promoção de campanhas de conscientização sobre o autoexame e a importância da higiene feminina.

O objetivo do Programa Ciclo e das campanhas de conscientização e prevenção relacionadas ao câncer de mama, promovidos pela Prefeitura de Palhoça, é ampliar a qualidade de vida das mulheres residentes no município, conforme ressalta a Secretaria de Saúde da cidade. A iniciativa da prefeitura já distribuiu mais de 10 mil unidades de absorventes higiênicos para as mulheres participantes do programa.

Continua depois da publicidade

Já pensando na ampliação do Programa, a Prefeitura de Palhoça deu início ao eixo “Ciclo nas Escolas”, levando informação a alunas do 5º ao 9º ano da rede municipal de ensino, com foco na saúde e na higiene feminina e na educação menstrual.

> Empreendedorismo é tema central na rede pública de educação em Palhoça

Como participar

Para ter acesso ao programa, basta estar com o cadastro atualizado no Bolsa Família e ir até uma unidade da rede municipal de saúde da cidade. Cada mulher ou adolescente cadastrada no Bolsa Família tem direito a um pacote de absorventes diurnos e um pacote de absorventes noturnos por mês.

Para saber mais sobre as iniciativas da Prefeitura de Palhoça, clique aqui.

Leia também

Influenza x Covid-19: entenda as diferenças e saiba os cuidados necessários

Evento que aborda técnica de cirurgião catarinense traz europeus para SC