O bairro Ingleses, Norte da Ilha, será a próxima região a receber o novo sistema de semáforos com controle inteligente e informatizado, projeto pioneiro na Capital. Na próxima sexta-feira, 1º, equipes que trabalham na implantação do Centro de Operações de Segurança e de Trânsito estarão na avenida central dos Ingleses para a implantação de três aparelhos nos principais pontos da localidade.

Continua depois da publicidade

O sistema será controlado remotamente através de uma sala de controle com tecnologia de última geração, que será inaugurada no dia 10 de maio, na Secretaria de Segurança e Gestão do Trânsito.

– Serão 134 novos sistemas de controles, o que compreende 630 semáforos distribuídos em toda a cidade. Na sala de controle, teremos a visão de todos os semáforos, que serão controlados remotamente, ou seja, com muito mais rapidez, de forma instantânea, e sem necessidade de deslocamento – explicou o secretário de Segurança, Valci Brasil Junior.

Esta é a primeira troca do sistema dos últimos 20 anos. Os equipamentos utilizados até então eram fabricados pela empresa francesa BSE, que faliu. Com o fechamento da fabricante, o mercado ficou sem peças de reposição e a manutenção consequentemente tornou-se rudimentar. A implantação do novo sistema – que já é utilizado em grandes metrópoles, como Curitiba, São Paulo e Rio de Janeiro – está sendo realizada pela empresa especializada em tecnologia que venceu a licitação, a Dataprom.

Continua depois da publicidade

A instalação do novo sistema será finalizada em maio deste ano. A Secretaria de Segurança e Gestão do Trânsito pede a colaboração e a paciência da população durante o processo de instalação e da fase de testes e adaptação, que deve começar nos próximos dias.

– Estamos casando uma tecnologia de última geração, que é o novo software, com equipamentos mais antigos; por isso, durante este processo os motoristas precisam redobrar a atenção – informou o diretor de Operações de Trânsito, Leandro Marques.

Entenda como irá funcionar

A empresa especializada em tecnologia que venceu a licitação, a Dataprom, irá instalar 134 sistemas de controle de trânsito, espalhados em áreas estratégicas da cidade; essa tecnologia já utilizada em grandes metrópoles, como Curitiba, São Paulo e Rio de Janeiro.

Continua depois da publicidade

Estes sistemas ficam dentro de caixas no solo e não são percebidos pelos motoristas. Elas funcionam como CPU´s de computadores, onde softwares de última geração irão controlar 630 semáforos da cidade.

Em uma sala, na rua Deodoro, ficará a central de monitoramento. Lá, seis telas em LED (chamadas tecnicamente de videowall, pois possuem tecnologia superior às de televisão) irão funcionar como “telas de computador” das 134 “CPU´s” espalhadas pela cidade.

Nas telas, estarão todos os 630 semáforos da cidade, enviando informações em tempo real sobre o trânsito, dia e noite. Com apenas um clique, os agentes de trânsito poderão alterar a sincronia de um semáforo, fazendo o trânsito fluir na direção que for necessário.

Continua depois da publicidade

Os motoristas que estiverem em congestionamentos (em vias municipais) poderão interagir com os agentes pelo número 153 da Guarda Municipal – relatando problemas ou filas fora do comum.

O que este software pode fazer

Monitorar o fluxo da via;

Determinar planos específicos de acionamento para horários determinados;

Estabelecer pedidos de mudança de planos de via;

Como a mudança é em tempo real, o maior benefício é a fluidez no trânsito, evitando congestionamentos.

Custo e cronograma de instalação

Investimento: R$ 5,5 milhões

Início da instalação: janeiro de 2016 Término: maio de 2016